PRONATEC


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal do Brasil no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011. O programa tem como objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para alunos brasileiros.

Objetivos

De acordo com a Lei nº 12.513/2011, são objetivos do Pronatec:
Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
Fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;
Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;
Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;
Estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O programa

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado por iniciativa do Ministério da Educação (Brasil) para oferecer cursos técnicos para públicos em vulnerabilidade social. Participam do programa instituições ofertantes - responsáveis por ministrar os cursos técnicos - e demandantes - responsáveis por selecionar e encaminhar os alunos.
As instituições ofertantes são os institutos federais da rede de ensino técnico do Governo Federal do Brasil e os Serviços Nacionais de Aprendizagem - Senai e Senac. Entre os parceiros demandantes, estão o Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério do Turismo, o Ministério da Defesa e as Secretarias Estaduais de Educação.

Os sub-programas

O Pronatec envolve quatro programas subsidiários para os diversos tipos de públicos-alvo. São eles:
a Bolsa-Formação: que busca expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores;
o Fies: que provê linha de crédito para facilitar o acesso de estudantes e trabalhadores empregados ao Ensino Técnico e Profissional;
o Brasil Profissionalizado: que amplia a oferta do ensino técnico de nível médio pelos sistemas estaduais de ensino;
a Rede e-Tec Brasil: que amplia e democratiza a oferta e o acesso à educação profissional e tecnológica na modalidade a distância em pólos vinculados às unidades de ensino de educação profissional do sistema federal e estaduais.

Públicos

São prioridades para o Pronatec estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda como o Bolsa-Família; e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Minhas experiências (Professor João Nelo)

Iniciei no Pronatec em 05/10/2013 em Itabaiana - Pureza - RN. É importante lembrar que foram várias as dificuldades para ingressar no Pronatec, passei por vários processos seletivos, até que um dia fui chamado para lecionar, para mim foi uma honra, poder transmitir meus conhecimentos adquiridos ao longo de minha vida profissional e acadêmica.










Com o passar do tempo fui chamado mais uma vez para lecionar no Pronatec, desta vez foi no município de Caiçara do Norte no Curso de "Aconselhador em Dependência Química" em 05 Setembro de 2014, onde atuei até 24 de Janeiro de 2015 com uma turma composta de 19 alunos na Escola Municipal Manuel Bezerra. Foi uma experiência grandiosa, onde os objetivos foram alcançados significativamente.















 

No dia 30 de janeiro de 2015 aconteceu em Caiçara do Norte a entrega dos certificados de mais de 300 alunos do PRONATEC, esta cerimônia contou com a presença de várias pessoas ilustres como o Diretor geral do PRONATEC João Inácio da Silva Júnior, o representante do prefeito de Caiçara, secretários, professores e alunos. Foi um evento de emoções, destaques e lançamentos de novos cursos para todos os munícipes. Fui convidado para representar os professores que atuaram naquele município, abaxio meu discurso.





Em 11 de Março de 2015 fui convocado para mais uma experiência, mais um trabalho no Pronatec, desta vez foi no Curso Concomitante de Agropecuária, lecionando a disciplina de Informática Básica na cidade de João Câmara, atuei até o dia 07 de Abril de 2015. Turma composta de 35 alunos na Escola Estadual Francisco Bittencourt.















Em 14 de março outro convite, mais uma disciplina ministrada em Caiçara do Norte, Matemática Instrumental, lecionando até 28 de Março de 2015 no Curso de Salgadeiro. Com uma turma de 25 alunos na Escola Estadual Godolfredo.











Quando eu achava que não iria mais atuar no Pronatec, um pensamento decorrente da situação atual do Brasil, em 2017, país se encontra em uma crise política e financeira terrível. Seu João Inácio, coordenador geral do Rio Grande do Norte me convidou a lecionar duas turmas, uma em Santa Luzia e outra em Boqueirão, ambos distritos do município de Touros.

Abaixo segue imagens dos alunos de Santa Luzia, turma de "Informática Básica", composta de 20 alunos, aulas iniciaram em 14 de março e encerrando no dia 29 de abril de 2017. As aulas aconteciam nas terça e quintas à noite, de 19h00 as 22h00.

Mais abaixo, segue imagens dos alunos de Boqueirão, turma de "Informática Básica", composta de 20 alunos, aulas iniciaram em 15 de março e encerrando no dia 29 de abril. As aulas aconteciam nas quartas e sábados pela manhã, de 08h00 as 11h00.











Imagens abaixo dos alunos de Boqueirão.










EDITAIS CONCORRIDOS NO PRONATEC

EDITAL Nº 009/2013-EAJ/UFRN
CIDADE: PUREZA/RN
ÁREA: MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADOR             

EDITAL Nº 009/2013-EAJ/UFRN
CIDADE: PUREZA
ÁREA: OPERADOR DE COMPUTADOR
                                                                     
EDITAL Nº 009/2013-EAJ/UFRN
CIDADE: SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN
ÁREA: OPERADOR DE COMPUTADOR

EDITAL Nº 009/2013-EAJ/UFRN
CIDADE: SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN
ÁREA: MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICRO

EDITAL Nº 019/2014-EAJ/UFRN
CIDADE: SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ/RN
ÁREA: AGRICULTOR FAMILIAR

EDITAL Nº 019/2014-EAJ/UFRN
CIDADE: SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ/RN
ÁREA: HORTICULTOR ORGÂNICO

EDITAL Nº 023/2014-EAJ/UFRN
CIDADE: JOÃO CÂMARA/RN
ÁREA: INFORMÁTICA

EDITAL Nº 023/2014-EAJ/UFRN
CIDADE: TOUROS/RN
ÁREA: INFORMÁTICA

EDITAL Nº 024/2014-EAJ/UFRN
CIDADE: TOUROS/RN
ÁREA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO


EDITAL Nº XXX/2017
CIDADE: SERRA CAIADA/RN
ÁREA: GEOGRAFIA

ATUAÇÃO NO PRONATEC: 

CIDADE: ITABAIANA/PUREZA-RN
PERÍODO: 2013
CURSO: AGRICULTURA FAMILIAR

CIDADE: CAIÇARA DO NORTE-RN
PERÍODO: 2014 e 2015
CURSO: ACONSELHADOR EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA e MATEMÁTICA INSTRUMENTAL

CIDADE: JOÃO CÂMARA-RN
PERÍODO: 2015
CURSO: INFORMÁTICA BÁSICA

CIDADE: BOQUEIRÃO E SANTA LUZIA/TOUROS-RN
PERÍODO: 2017
CURSO: INFORMÁTICA BÁSICA

Nenhum comentário: