FACEN - TOUROS/RN

Link para consultar a situação financeira e notas: 
CLIQUE AQUI

A FACEN - é uma instituição de Ensino Superior que teve sua sede fundada em Natal em 19 de abril de 2000 na Av. Prudente de Morais, 3510 - Lagoa Nova - Natal/RN.


A trajetória histórica da FACEN começou ainda mais cedo, fruto de ações educacionais de seus fundadores, que começaram suas atividades na década de 80, com a criação dos Colégios Bento Quirino e o Politécnico Ego SUM, nas cidades de São Paulo, Campinas e depois Natal em 1999.


No ensino superior a FACEN foi parte de um conjunto de instituições de grande prestígio no estado de São Paulo, o IPEP mantém as Faculdades Integradas IPEP e as Faculdades de Tecnologia IPEP, em São Paulo e em Campinas.


A preocupação da FACEN em oferecer um ensino de qualidade na graduação estende-se também aos cursos de pós-graduação: Lato Sensu - Especialização.


Atualmente são oferecidos mais de quinze cursos de especialização nas áreas de administração, Ciências Sociais, Educação e Saúde. Nestes últimos anos, através de seus programas de extensão, a FACEN procura contribuir com cursos de aperfeiçoamento, eventos científicos, participação em atividades esportivas e principalmente em sua firme responsabilidade social perante sua comunidade.


A FACEN teve o seu Curso de Administração Autorizado pela Portaria MEC n. 1372 de 04/07/2001 e reconhecido pela Portaria MEC n. 577 de 23/02/2006.


A partir do ano de 2014, conforme processo de mudança de mantença junto ao Ministério da Educação, a FACEN passa a ter nova roupagem, administração e atuação no município de Natal, ampliando a base de serviços prestados à comunidade em geral.

O Curso de Pedagogia

O Curso de Pedagogia da FACERN tem como eixo orientador o fortalecimento da identidade do pedagogo, promovendo a formação integral do educando e sua capacitação ao exercício profissional, incentivando o aprendizado contínuo, a atuação solidária, para o desenvolvimento da sociedade por meio de conteúdos essenciais no atual contexto de reforma dos paradigmas educacionais.

O currículo do curso implica formar o educador como profissional que domina determinado conteúdo técnico, científico e pedagógico, que traduz o compromisso ético e político com interesses da população, e que seja capaz de perceber as relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre, sendo capaz de atuar, como agente de transformação da realidade em que se insere, assumindo assim, seu compromisso histórico.

O Curso de Pedagogia visa atender à demanda educacional que se avoluma na região, estabelecendo um vínculo social e comunitário para o crescimento da região de Natal, com projeto pedagógico calcado na Legislação pertinente, em especial na Resolução Nº. 01, de 15 de maio de 2006 e no Parecer Nº. 05, de 13 de dezembro de 2005, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura.

Sob a orientação de professores, os alunos participam de projetos nas escolas de Educação Básica e outros espaços educativos escolares e não-escolares, prestando serviços por meio do desenvolvimento de práticas importantes para a formação pedagógica. Desenvolvem atividades complementares diversas: seminários, simpósios, pesquisas qualitativas inerentes à área, importantes para a iniciação científica e projeto de educação continuada.

Objetivos

Geral: O Curso de Pedagogia visa à formação de profissionais qualificados, comprometidos com a melhoria da qualidade da educação brasileira e com o desenvolvimento do processo de educação permanente de cada indivíduo.

Específicos: 

I. Propiciar a formação do futuro educador, com vasto domínio dos conhecimentos teóricos e científicos do processo ensino-aprendizagem e da criatividade no campo educacional.
II. Formar profissionais com uma visão global, habilitados a compreender as transformações emergentes do contexto social, político e econômico no qual ele próprio está inserido e no contexto mundial.
III. Dominar os conteúdos básicos das áreas de conhecimento, objetos de sua prática docente, apto a resolver problemas da prática docente e da dinâmica escolar primando pela aprendizagem dos alunos.
IV. Obter a plena compreensão e a capacidade de atuação sobre o processo ensino-aprendizagem na escola e as relações desta com a sociedade onde se insere.
V. Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos.
VI. Promover uma prática educativa que leva em conta as características dos alunos e das comunidades.
VII. Analisar o percurso de aprendizagem formal e informal dos alunos, identificando características cognitivas, afetivas e físicas, traços da personalidade e processo de desenvolvimento.
VIII. Atuar de modo adequado às características específicas dos alunos, considerando as necessidades de cuidados, as formas peculiares de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente em diferentes etapas da vida. Utilizar estratégias diversificadas de avaliação de aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos.

O Curso de Administração

O curso de Administração da FACEN tem a missão de Formar profissionais capazes de disseminar o desenvolvimento estratégico das organizações. Além de formar Líderes e Empreendedores nas diversas áreas da Administração. Com a visão de Ser referência na formação de Administradores.

No Projeto Pedagógico do Curso de Administração oferecido pela FACEN estão todas as decisões e a sistemática para condução da estrutura curricular do curso. O curso privilegia a formação de um profissional que, sendo generalista, seja também polivalente e que, no decorrer do curso, possam ser desenvolvidas competências e habilidades que caracterizem este novo profissional, atento as mudanças organizacionais e ambientais.

O ensino de graduação, voltado para a construção do conhecimento não pode pautar-se por uma estrutura curricular rígida. A flexibilidade desperta, então, como elemento indispensável a estruturação curricular, de modo a atender tanto as demandas da sociedade tecnológica moderna quanto àquelas que direcionam a uma dimensão criativa e libertária para a existência humana. Neste contexto, a atual flexibilização curricular é condição necessária a efetivação de um projeto de ensino de qualidade.

A elaboração participativa do Projeto Político Pedagógico buscou fazer com que cada um os envolvidos no curso de Administração se tornasse intrinsecamente ligado pelo desafio que representa a construção e a ação universitária. Sua caracterização, vitalidade, avaliação e atualização por certo dependerão do compromisso coletivo com o que nele está proposto e com as transformações da universidade e da sociedade.

O Profissional Administrador

O Administrador é uma profissional capaz de fazer a diferença nas organizações, pois tem conhecimento de todas as áreas da empresa, sendo capaz de articulá-las tecnicamente, objetivando a maximização dos resultados.

O administrador do FACEN poderá atuar como: executivo, professor, diretor, gerente, empresário, consultor, assessor, dentre outros do mercado de trabalho, atuando nos segmentos da indústria, comércio e serviço, nos setores: Público; Privado e Terceiro setor. As áreas da gestão de competência do Administrador são:

    • Financeira
    • Mercado e marketing
    • Recursos humanos
    • Produção, Operações e logística
    • Sistemas de informação
    • Administração Geral

Pós Graduação. 


LEMBRETE

Lembrando que estes cursos de Pós Graduação em Touros está previsto a formação da turma de "Educação Infantil",as inscrições são realizadas na Lan House de João Nelo de segunda a sexta de 08h00 as 12h00 e de 14h00 as 18h00.

FACEN/FACERN TOUROS-RN

TURMAS CONCLUÍDAS, EM ANDAMENTO E PREVISTAS

1. Curso: Pedagogia -  Turma:  A - 2014.1 (em andamento);
2. Curso: Pedagogia - Turma:  B - 2017.2 (em andamento);
3. Curso: Pedagogia - Turma:  C - 2018.1 (em andamento);
4. Curso: Administração - Turma:  A - 2014.1 (concluindo):
5. Curso: Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - Turma:  A - 2015 (concluída).

PREVISÃO DE NOVAS TURMAS

1. Curso: Pedagogia -  Turma:  D - 2019.1 (vestibular: 22/12/18 – início das aulas: 02/02/2018);
2. Curso: Pós graduação em Educação Infantil -  Turma:  B 2019.1 (Inscrição: 22/12/18 – início das aulas: 02/02/2018).


NOSSOS CAMPI
Campus: Av. Hermes da Fonseca, 1582 - Tirol - NATAL/RN
Contato: (84) 3025 0600 E-mail: contato@facen.com.br

POLO TOUROS
Av. 27 de março, Centro, Touros/RN 
Contato: (84) 99117-0225/99115-3731
E-mail: facentouros@gmail.com
Blog: www.blogdejoaonelo.blogspot.com.br

Coordenação: João Nelo & Renata Gomes


Nenhum comentário: