domingo, 14 de setembro de 2014

Confira, a seguir, algumas maneiras de checar as credenciais do seu possível candidato.




1. QUEM É O CANDIDATO?
Uma das primeiras providências do eleitor consciente, claro, é saber o mínimo necessário a respeito de seu possível candidato. Uma serviço de busca qualquer, como o Google, já pode fornecer informações importantes. Mas há alguns sites específicos capazes de trazer dados mais detalhados, desde profissão, idade e escolaridade até um resumo de sua história política. Confira alguns deles:
2. ESTÁ ENVOLVIDO EM SUSPEITAS DE IRREGULARIDADE?
Este item é considerado prioritário por especialistas como a coordenadora da ONG Transparência Brasil, Natália Paiva. Políticos com histórico de mau uso do dinheiro público ou envolvimento em outros tipos de crime devem ser vistos com ressalvas pelos eleitores. Pela internet, é possível verificar se há processos contra candidatos a um cargo público e, na maior parte dos casos, até consultá-los. Deve-se lembrar que o fato de ser réu em um processo não significa que a culpa esteja comprovada.
3. QUEM O FINANCIA?
Essa é uma informação muitas vezes desconhecida pelo eleitorado, mas pode fornecer pistas importantes sobre o candidato e seu perfil de atuação. Se ele se diz defensor do ambiente mas costuma ser apoiado por empresas com histórico de agressão à natureza, por exemplo, isso pode servir de alerta.
4. COMO FOI SUA ATUAÇÃO PARLAMENTAR?
Em muitos casos, os candidatos a um cargo nestas eleições já cumprem mandato como deputado estadual, federal ou senador. Nesse caso, os registros sobre a performance do parlamentar formam um manancial de informações preciosas para avaliar melhor o candidato – é possível monitorar seu percentual de faltas ao trabalho, os projetos que ele apresentou ou apoiou, e até a proporção de matérias irrelevantes que ele defendeu, isto é, se usou tempo e dinheiro públicos para projetos de pouco ou nenhum impacto social. Um mau parlamentar não deveria seguir se elegendo.
5. QUAIS SÃO AS SUAS PROPOSTAS?
Se o candidato passou pelos filtros anteriores, ou seja, não tem envolvimento conhecido com ilegalidades, se registra uma história política meritória, um bom desempenho em cargos públicos eventualmente já ocupados, pode ter suas propostas levadas a sério. É mais fácil verificar os projetos dos candidatos a presidente e governador, mas concorrentes a outros cargos também costumam lançar suas ideias em materiais de campanha e pela internet. Vale procurar.

Nenhum comentário: