segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O rio que banha a cidade de Touros, pede socorro

Publicado por Dione Nascimento em: 23/02/2015

O que diria, na atualidade, Violeta Carvalho Patriota, que dentro dos seus limites, mas, que no uso da sua sensibilidade, dizia: ...amo o sol, adoro o mar.
rio-maceio-touros-rn-ano-2015.gif
Imagens enviadas para este portal www.touros1501.com/blog por um veranista

(Há menos de 100 metros da sede do Poder Executivo, casas estão sendo construídas, ferindo o leito do rio e causando sempre mais danos a natureza. Fossas, feses, lixo, contaminação que desagua na praia)

Ao olhar para o rio Maceió, no seu encontro com o mar. Ao ver olhos entristecidos de crianças que correm para um lado e para o outro, sem poder mergulhar nas águas do rio, que fora cartão postal da cidade de Touros, e que, ainda teima, em sobrevier; nasce em mim, uma mistura de tédio e de desprezo, por aqueles que não são capazes de sentir a dor da natureza que pede socorro. Ainda há tempo, de voltar a resplandecer o candor dos lírios, das violetas, girassóis, margaridas, acácias, açucenas, alecrim, cravos, crisântemos, dálias, flores de laranjeira, íris e tantas outras.
Enquanto a preocupação se resume em construir prédios, o natural está sendo deixado no esquecimento. Antes de pensar em construir, cuide do que já existe. Enquanto isto, morrem os rios, os peixes, as algas, os mares, as matas, os passarinhos. E, morrem, os homens! Nossa missão é também de reparar por tanto mal que se faz ao mundo. 
Estamos esquecendo de dizer: “olhai os lírios do campo”...  

Nenhum comentário: