domingo, 14 de fevereiro de 2016

Um chefe ruim pode adoecer um funcionário


 Imagem meramente ilustrativa

Aturar um chefe ruim pode ser tão nocivo quanto fumar passivamente e não foi um funcionário insatisfeito que inventou isso. Os pesquisadores da renomada Harvard Business School e da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, observaram mais de 200 estudos e chegaram à conclusão de que estresses inerentes ao ambiente de trabalho podem ter efeitos tão alarmantes quanto a exposição a uma quantidade significativa da fumaça do tabaco alheio. Vale salientar que um artigo do LinkedIn, publicado também pela revista Quartz, descreve que quanto mais tempo um funcionário permanecer trabalhando para um gestor que lhe cause pavor, maior será o dano à sua saúde física e mental.

Indagamos, eles existem! De acordo com a Associação de Psicologia dos Estados Unidos, 75% dos trabalhadores norte-americanos apontam os patrões como a maior causa de estresse no trabalho. E não se trata de um exagero. Chefes ruins existem e fazem que muitos funcionários tenham vontade de arremessar o despertador longe assim que ele toca de manhã. 

“Você deveria estar feliz por estar empregado” é um dos álibis que alguns usam para manter as rédeas da situação e muitos também acreditam que incentivam os funcionários com palavras ameaçadoras. O resultado? Uma equipe pouco motivada e empenhada em trazer bons e efetivos resultados à empresa.

Liderança tem muito mais a ver com a arte de aprender e ensinar, ainda que com os próprios erros, do que simplesmente mostrar quem manda. Afinal, um bom chefe é um exemplo para sua equipe. Ser líder não é fazer com que os subordinados trabalhem com medo de perder o emprego.

Nenhum comentário: