quarta-feira, 3 de junho de 2020

Biografia de Domingo Tomaz pelo professor Flávio Santos


O alimento está para o corpo, assim como a poesia está para o espirito: um sustenta e sacia, a outra fascina e comove. Apenas quem conheceu o poeta Domingos Tomaz, pode ter uma ideia da magnitude e de sua capacidade poética.  Eu que tive a honra de ser seu amigo sempre estive consciente de seu valor, não só como poeta, mas também como pessoa, pai de família, avô, esposo e amigo.

“A Paraíba é a terra que ensina poesia a seus filhos”. Domingos Tomaz de Lima nasceu em 14 de março “dia da poesia” de 1937, no distrito de Cachoeirinha que na época pertencia ao município de Araruna – Paraíba. Filho de José Tomaz de Lima e dona Maria Luiza da Conceição. Veio ainda criança residir no sítio Rodeador, município de Santana do Matos- RN, n a região do Seridó. Criou-se, a exemplo da maioria dos poetas nordestinos, nas suas lutas da vida rural.

Desde criança sua alma foi bafejada pelo dom maravilhoso da poesia. Aos 14 anos seu pai o presenteou com uma viola, tendo efetuado sua primeira cantoria em 1954, duplando com o poeta Francisco Valério. No período de 1976 a 1989, pressionado por circunstancias adversas, fez um intervalo na vida poética deixando de cantar profissionalmente por 16 anos, por ter arrumado um emprego na CIMPARN como tratorista. Mas nunca abandonou por completo a arte.

“Os versos tristes que faço
Na cadeira do trator
Se no painel do Valmet
Existisse um gravador
Aí vocês sentiriam
O peso da minha dor”.

Criativo e inteligente é como o sol onde aparece brilha, aquece, ilumina. Assim era Domingos Tomaz com sua gloriosa veia poética, seu humanismo, se desembaraço, sua ironia, humor e rapidez de raciocínio poético, o tornaram perante seus colegas, apologistas e demais que tiveram a felicidade de ouvi-lo um poeta superlativo, um legitimo representante dessa arte maior.

Domingos foi o mestre de poetas de enorme relevância para a história da cantoria como Sebastião da Silva e Severino Ferreira. Fez com o poeta mossoroense Onésimo Maia sua mais longa parceria, foram 22 anos de dupla cantando em todos os recantos deste estado e de outros pelo Nordeste afora.

Domingos organizou todos os festivais de cantoria do município de Touros-RN, foi um gênio respeitado por todas as classes de cantadores e seu nome é sinônimo de genialidade, admiração e inspiração par as grandes estrelas da poesia nordestina.

Pertenceu a ordem dos músicos do Brasil era membra da academia norte riograndense de cordel, tinha o titulo de cidadão tourense, participou de todos os eventos culturais desta cidade. Completou em 2012 sessenta anos de cantoria. São inúmeros os troféus, diplomas, homenagens recebidas por esse Nordeste afora e conquistado com muito talento.

Casado com dona Izabel Mauricio gomes (dona Isa) seu grande amor e inspiração por toda vida. O Nordeste e os amantes da cantoria louvam seu nome e lamentaram quando em 2018 ele deixou a terra para cantar no paraíso deixando um legado incalculável para a cultura e uma saudade maior ainda para todos nós.

“Iza foi no seu passado
Bonita, atraente e bela
Mas hoje em dia a coitada
Nem parece mais aquela
Pois minhas noites de farra
Tiraram a beleza dela”

Autor: Flávio Santos (professor e estudante de jornalismo)

Nenhum comentário: