segunda-feira, 24 de maio de 2021

"Eu sou o torreão, ninguém parece me ver"

 

Desde criança, eu sempre adorei subir a serra do torreão, aqui, na cidade onde eu nasci. No topo da serra eu tenho a sensação de que estou mais próxima de mim mesma. Um lugar lindo, de uma beleza incrível e de uma grande biodiversidade.

Hoje em dia a serra tem se tornado roteiro para exercício físico, para passeios de grupos de pessoas de todas as idades, mas, infelizmente, grande parte destes que sobem a serra não se preocupam muito com a natureza. Jogam garrafas, sacolas, tudo o que levam para consumir, deixando lixo pelo caminho e nas encostas da serra.

Jogam lixo por não terem consciência ecológica, o que não vem ao caso nesse momento. Culpados são todos os que não cuidam do torreão, pois essa serra é NOSSA e precisa ser vista com outro olhar pelos vereadores, pelo o executivo e por toda sociedade.

Ao que sei, ninguém da área pública tem cuidado da serra, mas ouvi dizer que guardas do município sempre circulam por lá, não os vi.

No sábado (22) o que vi foi um grupo de pessoas que vem fazendo um trabalho que não é só deles. Fazem o trabalho de tirar o lixo que os inconscientes deixam, subindo e descendo a serra com dezenas de sacolas nas mãos, zelam por ela e tenho que parabenizar a iniciativa, pois onde quem deveria agir, não age, quem tem amor pela natureza faz. Esse pessoal tem nome e quero externar minha gratidão a Kadinho Ribeiro,Judson, Genilson, Lamon, Wilmarara,Flávio e Lucas por fazerem o que deveria ser feito com verbas públicas e não tem acontecido. Eles merecem nosso reconhecimento, o nosso incentivo e merecem o apoio de todos nós, filhos e filhas dessa terra  que tem o torreão como cartão postal.

Algumas perguntas me vêm: quanto da verba pública tem sido destinada para cuidar desse nosso patrimônio ambiental? Quem dentro da esfera legislativa e executiva tem defendido a manutenção da biodiversidade da serra?

Perguntas exigem respostas e espero que venham logo.

 

Nildinha Freitas

  

Nenhum comentário: