quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Biografia de Carmelita Penha

 
​Carmelita Penha de Araújo nasceu em Touros-RN, no dia 10 de maio de 1925. Filha de João Penha de Souza e Teresa Paula de Souza, era irmã do Monsenhor João Penha Filho, e outros 09 irmãos Cursou o antigo Primário no Grupo Escolar Coronel Antônio do Lago, vindo depois para Natal com sua família e estudou na Escola Estadual Isabel Gondim e no Atheneu Norte Riograndense. 

Participou da programação da Academia de Letras Auta de Souza em 1944 e juntamente com as amigas, Zila Mesquita e Enoi Câmara, recitaram poesias de poetas brasileiros. (A ORDEM, p. 6, 1944) Amava declamar poemas dos poetas potiguares, algo que sempre fez desde ainda menina.

participou da programação com cantos e recitação de poesias. Além dela estavam presentes Eunice Leite, Tereza Brito e Zeti Wanderley. (A ORDEM, p. 4, 1945)

Casou-se aos 18 anos de idade, com José Rodrigues de Araújo, natural de São Gonçalo do Amarante, com quem teve quatro filhos: Carlos, Maria das Graças, Marcos e Maria Tereza. Por ter se casado muito jovem e como era de costume na época, precisou abandonar os estudos para cuidar da família. Voltou a estudar quando os filhos mais velhos já estavam graduados, por incentivo de seu esposo, concluindo então o segundo grau. 

No ano de 1975 prestou vestibular para o Curso de Pedagogia – Licenciatura Curta e concluiu o curso superior aos 61 anos de idade, já viúva de José Rodrigues, fato que a ajudou a superar a perda do esposo.

Foi professora de Artes, incluindo trabalhos manuais, música e teatro infantil. Trabalhou no CRUTAC, tendo também ensinado no Clube de Mães Tereza Penha, na cidade de Touros. Foi ainda professora do Colégio Nossa das Neves e Escola Doméstica de Natal. Aposentou-se pela UFRN, quando era então professora do ensino de música na Creche do Hospital Onofre Lopes.

Carmelita Penha era uma artista; mulher dinâmica e espirituosa, que gostava de viajar e cantar. Participou do Madrigal da Escola de Música de Natal e até os seus 90 anos participou do coral Luz do Sol, da UNATI. Biografia cedida pelos filhos: Tereza Penha, Graça, Marcos e Carlos Penha.

Fonte: página amotourosfato.com.br

Nenhum comentário: