sexta-feira, 8 de maio de 2015

Casa do Artesão em Touros

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina. Tal técnica é praticada desde o período antigo, denominado Neolítico, quando poliam pedras para fabricar armas e objetos de caça e pesca, cerâmica para guardar alimentos e tecelagem para fabricar redes, roupas e colchas. Hoje, o artesanato voltou a ter prestígio e importância. Continua a buscar elementos naturais para desenvolver suas peças originadas do barro, couro, pedra, folhas e ramos secos entre outros. Em todas as regiões é possível encontrar artesanatos diversificados originados a partir da natureza típica do local e de técnicas específicas.
O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças.
Em Touros podemos destacar o trabalho feito pelos artesãos locais e ainda podemos prestigiar o trabalho feito por eles fazendo uma visita na Casa do Artesão que Fica localizado no Centro de Turismo na loja 01 na Avenida Prefeito José Américo, uma organização dos Artesãos da cidade de Touros, aberto todos os dias de 8h00 as 11h30 e das 14h00 às 17h00. Interessados ainda podem fazer encomendas através do telefone: 84 9144-6110.




















Nenhum comentário: