sábado, 9 de abril de 2016

Quem é quem na política brasileira

A falta de conhecimento sobre política pode gerar muitas dúvidas e conflitos de opiniões. Mas afinal, qual é o caminho para que conversas não se transformem em guerra?
Em meio a um cenário político conturbado, os brasileiros têm cada vez mais interesse em debater os rumos do País. Nas ruas e na internet, todos querem expor a própria opinião. É aí que surgem divergências e discussões acirradas.
A divulgação constante de novos acontecimentos provoca confusão em boa parte das pessoas. Muitas acabam só repetindo o que veem na televisão e nas revistas, sem questionar. Outras se tornaram tão intolerantes a opiniões contrárias que chegam a desfazer amizades e a trocar ameaças nas redes sociais. Qual é o caminho para que o debate não se transforme em uma guerra?
Buscar informações em fontes variadas e conhecer o funcionamento da nossa democracia são os primeiros passos para que as discussões gerem mudanças positivas. “A desinformação serve de combustível para esse momento tão dramático da política brasileira. A grande mídia muitas vezes dá informações que não são corretas e as pessoas repetem isso nas ruas”, alerta Paulo Silvino Ribeiro, professor de sociologia brasileira da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp).
“Ninguém é a favor de corrupção, masdeve-se ter muita clareza antes de tomar uma posição para não servir a interesses escusos.” , destaca o professor.
Para ele, as pessoas deveriam criar o hábito de buscar informações diretamente nas fontes, em sites dos governos e portais de transparência, assistir à TV Senado e à TV Câmara, e acompanhar a atuação dos políticos. “Há brasileiros que se esquecem até em quem votaram.”
Ribeiro acrescenta que o desconhecimento sobre o papel dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário leva muitos brasileiros a erros. “A falta de clareza sobre as limitações dos poderes leva a população a ter mais expectativas em relação ao poder que mais aparece todos os dias na TV, que é o Executivo. Então, se a cidade vai mal, por exemplo, a pessoa xinga o prefeito. Mas muitas não levam em conta o papel de deputados, vereadores, senadores. O Executivo não consegue implementar nenhuma ação sem o aval do Legislativo”, completa.

Judiciário
Quem: juízes, ministros e desembargadores
Fiscaliza o cumprimento das leis e julga de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo e com a Constituição do País. É formado por magistrados com formação jurídica e experiência na área. São nomeados pelo Executivo ou aprovados em concursos públicos, e não eleitos por voto direto. No âmbito federal, é formado por tribunais superiores, entre eles o Supremo Tribunal Federal.

Legislativo
Quem: deputados estaduais e federais, senadores, vereadores
Responsável pela formulação e aprovação de leis e normas que organizam a sociedade e dão garantias ao cidadão. Também cuida da fiscalização das ações do Executivo. O poder legislativo brasileiro é exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Executivo
Quem: presidente da República, governadores, prefeitos

Responsável por executar ações de governo. Tem a função de colocar em prática leis e demandas da sociedade em áreas como educação, saúde, segurança etc. Também administra e cria novos projetos.

Publicado em 03/04/2016 às 00:05.Por Rê Campbell / Foto: José Cruz/Agência Brasil
http://www.universal.org/noticia/2016/04/03/quem-e-quem-na-politica-brasileira-36087.html

Nenhum comentário: