domingo, 28 de maio de 2017

Você é "homem" ou "macho"?

Resultado de imagem para ser homem ou macho

Será que há diferença entre ser “homem” e ser “do sexo masculino”?

Para o rei Davi, a diferença era clara. Na cronologia bíblica, ele foi o segundo rei de Israel, que sob seu comando alcançou uma expansão territorial surpreendente. Por meio de uma manobra militar bem-sucedida, ele também conquistou Jerusalém dos jebuseus, fez dela a sua capital e abrigou ali a Arca da Aliança – a representação de Deus aqui na Terra. Davi começou “de baixo”, como um soldado corajoso que, por meio de sua fé no Senhor, enfrentou o gigante Golias e venceu. Quando ele estava perto de sua morte, chamou seu filho e sucessor no trono, Salomão, e lhe deu uma ordem: esforça-te e seja homem.

“Davi deu para o seu filho uma ordem — e uma ordem é para ser cumprida —, que, aparentemente, não fazia sentido porque Salomão era do sexo masculino. Então, pelo menos biologicamente, ele era ‘macho’. Contudo, ninguém já nasce ‘homem’. Para se tornar ‘homem’, ele teria de se esforçar. Ele teria de cumprir certos critérios para que, de fato, ele tivesse o comportamento de um ‘homem’. Por isso, Davi estava dando essa ordem para ele”, afirmou o palestrante Renato Cardoso (foto abaixo) durante o encontro mensal para homens, que aconteceu no dia 12 de maio, no Templo de Salomão, localizado na capital paulista.

"Homem" é um título que se conquista.

Durante a palestra, Cardoso explicou que o amadurecimento de um homem não acontece só porque ele se torna um adulto e assume atividades da maioridade, mas que esse amadurecimento é conquistado por meio de um comportamento honroso, de caráter.

Homem que é homem assume a responsabilidade para si e paga as consequências, não joga a culpa em terceiros. Uma característica importante, por exemplo, do homem de valor é que ele não vive na mentira. Sua vida é transparente e ele não engana os outros, o seu trabalho é “sério”.

Se você, parceiro, quer se tornar um homem ainda melhor, não perca tempo e participe do Projeto IntelliMen. São 53 desafios que vão lhe ajudar a se superar. Já as palestras mensais trazem reflexões sobre o mundo masculino. Fique atento ao calendário. É só procurar João Nelo em Touros, ele é o responsável por este grupo no município de Touros.

Nenhum comentário: