quarta-feira, 18 de julho de 2018

Defesa Nacional reconhece a situação de emergência na cidade de Touros

Condomínios alagados em Touros/RN

A situação de emergência na cidade de Touros, no Litoral Norte do Rio Grande do Norte, foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), nesta segunda-feira (16).

A medida é o primeiro passo para que o município receba da União auxílio material e financeiro. Em reunião na manhã de hoje em Natal, o ministro da Integração Nacional reiterou ao governador Robinson Faria o apoio federal para socorro e assistência à população e para o restabelecimento de serviços essenciais.

Inicialmente, o Ministério da Integração pode atuar em ações de resposta ao desastre natural na cidade de Touros. O envio de kits de ajuda humanitária, por exemplo, é uma das medidas.

O material inclui desde cestas básicas, galões de água potável, colchões, roupas de cama e até material de higiene e de limpeza, dentre outros itens.


Governador sobrevoa Touros acompanhado do Prefeito Assis dos Hospital
Dados atualizados, divulgados hoje, mostram que ainda há 105 pessoas desabrigadas e 315 desalojadas. Ao todo, as enchentes afetaram 5.553 moradores, 16,3% da população do município.

Com o pedido formalizado pelo Governo do Estado, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) da Defesa Civil, em poucos dias o material estará no município.

Desde as primeiras ocorrências em Touros, equipes da Defesa Civil Nacional, do Ministério da Integração, estiveram em contato permanente com a Defesa Civil estadual.

Para reforçar as ações de socorro às famílias atingidas, o Ministério acionou as Forças Armadas, por meio do Comando Terrestre no Rio Grande do Norte. Desde então, o Exército Brasileiro está trabalhando no resgate e transporte das famílias afetadas. Todo trabalho será financiado pela Defesa Civil Nacional.

Fotos: Divulgação - Touros/RN (Exército abre valas para escoamento da água)

Fonte: Da Redação com informações da Ascom MIN

Nenhum comentário: