sábado, 7 de julho de 2018

Um exemplo de pai para os filhos

Por Eduardo Prestes / Foto: Fotolia
Ser pai nunca foi e nunca será uma tarefa fácil. Muitos homens acreditam que se trata exclusivamente de uma responsabilidade materna, mas estão totalmente equivocados. Cuidar dos filhos é uma incumbência que também é do homem e dividi-la com a esposa vai ajudar os dois a desempenhá-la com mais facilidade. Como muitos ainda não entenderam o quanto essa atitude é necessária, inclusive para que a criança se desenvolva bem em todos os aspectos, elaboramos algumas dicas que você conseguirá colocar em prática e, com isso, até ensinará a seus filhos algo que levarão para a vida deles, pois poderão se basear no seu exemplo.
Escute
Ser pai, antes de mais nada, é um exercício de paciência com o filho e escutá-lo é a melhor forma de saber como ele se sente e quais são as adversidades pelas quais ele está passando. Dessa forma, você poderá ajudá-lo da melhor forma possível e aconselhá-lo quando houver necessidade.
Estabeleça limites
Ao criar um filho, lembre-se de que nem todos os momentos serão felizes. Seja carinhoso com ele, evite agir com raiva e fazer comentários inapropriados ou que possam refletir negativamente na autoestima dele. Nos momentos de alta tensão, dê um tempo para se acalmar e depois retome a conversa. Não esqueça de ser firme quando a situação exigir, sem ceder a birras para satisfazer vontades desmedidas. Será uma maneira de estabelecer os limites que seu filho deve ter e que lhe servirão para a vida inteira.
Participe
Acompanhe a rotina da criança e mostre o quanto ela é importante. Isso não quer dizer que você tenha que ficar grudado o dia inteiro nela. Alguns gestos servirão como mostra do interesse de sua parte, como estar presente durante as refeições em família, ajudar nas lições de casa e conversar sobre o dia a dia dela.
Toda criança ama brincar, principalmente quando o pai aceita participar. Isso cria um laço muito grande e forte entre vocês. Além disso, não existe satisfação maior para um filho do que receber o apoio paterno. Pode ser, por exemplo, quando estiver participando de um campeonato. Outra recomendação é elogiar quando ele toma atitudes certas e repreender quando erra. E sempre orientá-lo de modo positivo.
Seja um exemplo
Os pais carregam a responsabilidade de ser um exemplo para os filhos tanto para o bem quanto para o mal. O melhor mesmo é ser uma imagem positiva para eles, que sempre se espelham em quem está mais perto. Se não for você, quem eles vão seguir?
Aprenda com seu filho
Apesar de ser mais comum imaginar que é o filho que aprende com o pai, é provável que você também aprenda com ele. Jamais ignore a capacidade que seu filho também tem de lhe ensinar algo. O ensinamento, muitas vezes, é uma via de mão dupla por meio da qual se fortalece a relação de amizade e confiança entre ambos. Esteja aberto a esses ensinamentos, que podem vir na forma de gestos e palavras.

Nenhum comentário: