terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Carlos Penha lançou CD em homenagem a Touros


No último sábado, 9, foi lançado na cidade de Touros/RN, o CD do médico, compositor, poeta e cantor Carlos José Penha de Araújo “Carlinhos Penha”(70), que já está à disposição do público, trazendo onze canções com ritmos  variados,   samba, frevo, gospel e modinhas.

Natural de Natal, Carlinhos, optou ser tourense, por amor a terra dos seus ancestrais, onde vivei sua infância e juventude. Carmelita Penha de Araújo, aos 94 anos, era só alegria. A presença da mãe de Carlinhos, foi sem dúvida, um motivo para tanta felicidade e injeção para realização do evento.

Com os convidados Erivaldo Nascimento Galvão, cantor, compositor e musicista Babal(violão), Serginho Nascimento(cavaquinho) e Canindé(pandeiro), vozes de Ivanildo Cortez(primo), Luizinho Penha(primo), Tereza Penha(irmã) e Lourdes Maria(sobrinha), o show de lançamento se transformou num espetáculo, encerrando com o Samba do Descobrimento do Brasil, que fez o público cantar e sambar com a participação do Grupo Mistura de Ritmos, coordenado por Cleônia Santana.


Música carro chefe da obra musical enaltece a teoria de que o primeiro ponto a ser avistado do Novo Continente pelos descobridores portugueses, foi o vilarejo de Touros, chamado de praia do Marco, que até o ano de 1961 pertencia ao município de Touros.

A menção ao ilustre historiador Lenine Barros Pinto, autor da teoria de que o Brasil foi descoberto em Touros, prova, que o primeiro Marco Português foi chantado em Touros/RN, em 1501.  A Teoria também é confirmada por outros historiadores e até jornalistas de renome como Alexandre Garcia.


Um ponto que Lenine Pinto ressalta é que Pero Vaz de Caminha, ao descrever a descoberta da terra, disse que a primeira coisa que viu foi um monte alto e redondo, que seria o Pico do Cabugi, segundo a sua tese. O Monte Pascal, na Bahia, é uma torre, é cortado e não tem pico. “Isso aí é um atestado claro do descobrimento aqui”, ressalta.

No ano de 1998 Lenine Pinto publicou a primeira edição do livro, que tinha por título “A Reinvenção do Descobrimento”. Naquela época a publicação foi destaque nacional pela abordagem da temática do descobrimento, e rendeu ao professor a participação em diversas palestras e programas de televisão.


CD “Nossa praia em... Cantada”

01.Morena Praeira (samba)
02.Evocação (samba)
03.Recordação (samba)
04.Praeira de Touros (modinha)
05.Hino do Bom Jesus dos Navegantes (gospel)
06.Galo de Campina (modinha)
07.Hino do sesquicentenário da Paróquia de Touros (gospel)
08.Adeus Touros Amada (samba)
09.O Torra Saco (frevo)
10.Hino dos Caramujos
11.Samba do Descobrimento do Brasil

Fonte: touros1501.net

Nenhum comentário: