sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Conselheiros Tutelares de Touros são empossados nesta sexta (10/01)


Os novos conselheiros tutelares de Touros tomaram posse nesta sexta-feira (10/01). Os titulares e suplentes passaram pelas etapas de aprovação no exame de conhecimentos específicos, comprovação dos requisitos exigidos pelo cargo, eleição e curso de formação.

  Colegiado (2020-2024)
Miguel, Paulo Emídio, Rafael Cruz, Rafaela e Juscelino






Conselheiros Suplentes
Viviania, Augusta, Joãozinho, João Nelo e Wilma (ausente)






Os conselheiros têm a função importante de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como atender crianças, adolescentes, pais ou responsáveis, aplicando as medidas de proteção, conforme estabelece o ECA.

Na cerimônia de posse um dos secretários presentes fez uso da palavra para inflamar o colegiado (2016-2020) que durante 4 anos lutou veementemente na efetivação da garantia dos direitos das crianças e adolescentes, indo de contra mão com este discurso tosco e mentiroso. 

Vale destacar que as deliberações do órgão foram realizadas pelo colegiado e não apenas por um conselheiro, alvo de perseguição, por não se curvar a caprichos de amadores que imperam nosso município. 

Vejam só parte do discurso: o Conselho Tutelar de Touros não pode se ver como um poder, apesar do poder que tem, isso foi um grande problema que gerou embaraço na atual gestão que terminou agora. Uma coisa é autonomia pra se prestar o serviço de conselheiro tutelar, a outra coisa é você achar  que você é um poder paralelo que você pode desafiar o Ministério Público, desafiar o judiciário, desafiar os poderes constituídos, o Conselho Tutelar é um órgão pra fiscalizar e auxiliar a implantação das políticas de direito da criança e do adolescente, ele tem autonomia  e pode sim trabalhar, mais ele não tem soberania sobre os demais poderes, então, chega a ser injusto quando você usa de uma função pública para fazer acusações caluniosas, contra inclusive promotor de justiça, isso enfraquece a instituição. É necessário dizer isso aqui para que vocês (os novos conselheiros) não cometam os mesmos erros do passado. 

Que sugestão fantástica! Boa sorte e bom trabalho ao novo colegiado, vão precisar.

Nenhum comentário: