segunda-feira, 29 de março de 2021

PARABÉNS MINHA TOUROS


Um bom dia muitos especial a todos os filhos e filhas da terra do descobrimento. Que assim como eu tem a alegria e essa satisfação disfarçada em um orgulho tão particular. Onde a cada dia 27 de março esse sentimento de pertencimento invade nosso coração e nos prende de corpo e alma a aquelas raízes que sustentam um amor incondicional e um agradecimento todo especial de poder desfrutar dos presentes ofertados por Deus a este município e a cada um de nós.

Alcançamos no dia de hoje 186 anos de emancipação política. Infelizmente a eterna Princesa do Litoral Norte não pôde receber as homenagens da maneira que ela merece, nesse momento Touros, estamos enfrentando o inimigo invisível que tantas vezes nos tira a alegria e preenche nosso ser de uma extrema tristeza e desalento. 

Mas também temos a graça de saber que assim como o teu farol que não deixa de nos brindar todas as noites com seu facho de luz, a fé de teu povo reacende a cada amanhecer, assim como as aguas dos teus parrachos não perdem o esverdeado a nossa esperança não perderá jamais a cor, assim como teu sofrido rio Maceió que apesar de tudo e de todos não perde sua força e sempre segue seu caminho para o mar, nós encontraremos o caminho para sair dessa crise sanitária que assola nosso povo, com a força e a paciência que o tourinho suporta os embates do oceano, nós vamos enfrentar lutar e vencer em nome de Deus.

27 de março dia de reflexão, tempo de pensar um pouco onde chegamos e onde queremos chegar, hora de olhar nosso passado e projetar um presente do qual a emancipação seja uma libertação pessoal e uma chance para as tomadas de decisões que serão as diretrizes que irão guiar nossa gente através da história.

As glorias que parecem perseguir a nossa amada Touros, a cultura que nos coloca em um patamar  que ainda não descobrimos, a natureza que é nossa maior marca, o marco zero que confirma o local onde tudo começa, a religiosidade que afirma nossa fé e mantem viva as tradições, poço transbordante de poesias, águas sem fim, geografia única que nos faz avançar para dentro do atlântico como nenhuma outra cidade do continente, palco de eventos que qualquer cidade gostaria de ter, litoral encantado, terras cultiváveis, ponto de interrogação que pode mudar o curso da história e reconta-la como deve ser, sonhos que apesar do tempo persistem. Povo que atravessa os séculos agarrados a essa terra e quando a deixam vivem e padecem de uma saudade dolorida.

Essa é a nossa Touros onde a glória de seu povo não pode ser peça de um imenso museu de memórias, a glória se faz no presente, na valorização de sua gente, das nossas coisas, dos nossos valores pois sem esses elementos não existiriam passado, presente e futuro.

Precisamos marcar o reencontro do nosso povo com sua história, onde os dias de gloria começarão a ser construídos. Onde poderemos revisitar alguns pontos, preencher as lacunas para embasar aquilo que tanto pregamos.      Touros a terra do descobrimento, ao afirmarmos essa frase temos de ter argumentos apresentação para gerar as novas reflexões que serão construídas com a participação de todos nós afinal é algo que nos pertence,

Resolvi também aqui parabenizar Touros através do mais antigo padrão colonial do Brasil, o Marco de Touros que confirma e comprova o início de toda uma longa jornada através dos tempos. Sua importância ultrapassa nossas fronteiras históricas, culturais e religiosas e é por ele que começa a existir o Rio Grande do Norte oficialmente.


A MARCA DO MARCO


Touros pra sempre marcado

Como marca o mar um barco

Marcamos que nossa historia

Marcou-se por flecha e arco

Marcaram o lugar marcado

Marcando com o nosso marco


Autor: Flávio Santos

Nenhum comentário: