quinta-feira, 28 de outubro de 2021

SANTA LUZIA DE TOUROS: HISTÓRIA DE UM DISTRITO SECULAR

 Entroncamento da Av. Vereador João Teodoro de Souza Filho com a RN-064.

 

O distrito de Santa Luzia - pertence ao município de Touros - é cortado pela rodovia estadual RN-064 (TOUROS - SANTA MARIA). Segundo relatos orais, a antiga comunidade foi se desenvolvendo às margens dos rios Santa Luzia e Tatu. Tais rios constituíram-se ao longo do tempo como importante fonte hídrica para os seus moradores que utilizavam as águas tanto para a agricultura, criação de animais e também para os antigos engenhos de açúcar, sem falar na importância para o consumo pessoal das famílias.

Devido sua localização privilegiada e a inclinação de seus moradores para o trabalho, o distrito de Santa Luzia cresce constantemente, representando hoje o maior distrito de Touros, servindo como pólo agrícola e comercial. A comunidade possui posto de gasolina, oficinas de moto e carro, escolas públicas, postos de saúde, padaria, dezenas de mercadinhos e lojas diversas, além de espaços para prática de esportes como os Campos/mini-campo de Futebol. Possui um forte aparelho religioso com predominância da Igreja Católica e Protestante. 

Uma parcela da população divide o distrito em recortes espaciais similares ao que chamamos de bairros, são eles: 1) Varzinha; 2) Sítio São Francisco; 3) Emprensadinho; 4) Centro; 5) Conjunto Santa Ana e 6) Boa Vista. Desses espaços habitacionais, o Conjunto Santa Ana é o mais recente.

Por meio de uma pesquisa utilizando o método oral, o jovem Eliabe França publicou algumas informações a respeito de personagens que contribuíram para a formação e desenvolvimento do distrito centenário. Apesar dos "perigos" da história oral, considero ser de grande valia a referida entrevista feita com alguns parentes de antigos moradores do "Saco". 

Visando contribuir com a pesquisa histórica do distrito e também do município de Touros, realizei uma breve pesquisa no site da Biblioteca Nacional em busca dos nomes citados pelo jovem Eliabe em seu trabalho. Para minha surpresa e alegria, encontrei alguns nomes importantes para o cenário tourense de 100 anos atrás, vejamos.

Manoel Celestino Pimentel, realmente foi dono de um Engenho de Açúcar às margens do rio Santa Luzia, fato comprovado no relatório do Almanack Laemmert do ano de 1910. Além disso, Manoel aparece como sendo Agricultor. Certamente o poder econômico de Manoel trouxe-lhe prestígio social entre a elite tourense, mesmo morando em uma comunidade relativamente distante do Porto dos Touros.

Outro personagem que consegui identificar foi João Theodoro de Sousa, possuidor de Engenho de Açúcar em 1910 e também era Agricultor. João era o pai do primeiro Vereador do distrito: João Teodoro de Souza Filho. A principal avenida do distrito tem o seu nome como homenagem.

Devido a expressiva quantidade de moradores do distrito, a comunidade de Santa Luzia possui atualmente 02 representantes no Poder Legislativo Municipal. Constituindo-se como forte colégio eleitoral no município desde décadas passadas vem tem representantes na Câmara Municipal de Touros. Compartilho aqui a figura do ex-vereador José Tibúrcio de Araújo (Zé de Quinca), que ocupou lugar no legislativo municipal na década de 1970.

 

    
Casa que morou o ex-vereador José Tibúrcio de Araújo. 
Ainda preservada e servindo como um belíssimo exemplo do 
patrimônio arquitetônico do distrito de Santa Luzia.

Este breve relato demonstra um pouco da rica e exuberante história de uma comunidade que cresceu e se desenvolveu ao longo do curso do Vale do rio Santa Luzia, produziu e produz riquezas naturais para todo o município de Touros, além de possuir um incrível patrimônio arquitetônico com seus templos religiosos e casarios de mais de cem anos, pouco conhecido e/ou valorizados.

Conhecer a história do distrito de Santa Luzia é também conhecer a história da antiga Vila do Porto dos Touros. Os Engenhos de Açúcar se foram, ficaram a agricultura e o forte comércio como prova do poder econômico desse distrito. 

Autor: Antonio Tenório, descente da tradicional família "Maurício Gomes" que habitou nas terras úmidas do Vale do rio Santa Luzia. 

Fotos:
Google Maps
Antonio Tenório

Fonte:
http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=43753&url=http://memoria.bn.br/docreader#

Um comentário:

Unknown disse...

Que os filhos da terra de Santa Luzia possam se aprofundar mais sobre a sua gente e seus costumes! Muitos homens e mulheres desprovidos de patrimônios também contribuiram para construção material e imaterial do distrito de Santa Luzia ...se trata de um povo aguerrido e cheio de tradições ainda pouco registradas.