domingo, 25 de agosto de 2019

Amazônia em chamas

Fogo consome vegetação perto de Porto Velho na tarde de 23 de agosto de 2019 — Foto: AP Foto / Victor R. Caivano

Os focos de queimada na Amazônia chamaram a atenção nos últimos dias, principalmente após a fumaça negra atingir cidades do Sudeste do Brasil, como ocorreu na segunda-feira (19).

O número de focos registrados pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já é o maior de janeiro a agosto em 7 anos. Em 2019, os incêndios aumentaram 82% no Brasil em relação ao mesmo período de 2018.

Na segunda-feira (19), diversas cidades do país viram o dia se tornar noite. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno foi provocado por fumaça vinda de incêndios na região amazônica que se encontrou com nuvens de uma frente fria.

Segundo o Climatempo, a fumaça proveniente de queimadas na região amazônica, nos estados do Acre e Rondônia e até da Bolívia, chegou a São Paulo pela ação dos ventos. A fumaça das queimadas elimina substâncias tóxicas no ar, prejudiciais à saúde.

Os líderes mundiais pressionam o Brasil e pedem uma solução para conter os incêndios e a França está se opondo ao acordo Brasil-União Europeia.

Nenhum comentário: