domingo, 25 de agosto de 2019

Empreendedorismo na escola


Por Jaciara Cruz

O debate sobre o desenvolvimento de competências empreendedoras para a formação dos jovens brasileiros pode ser uma das principais contribuições a ser dada para melhorar a educação no Brasil.

A introdução dessas competências no conteúdo do ensino médio não visa formar uma geração de empresários de 16 anos, mas sim formar indivíduos que sejam proativos e criativos, capazes de criar suas oportunidades, seja em um projeto próprio, no emprego ou na vida pessoal.

Despertar a capacidade de realização não apenas empodera o aluno, mas também faz com que ele valorize mais o aprendizado e o conhecimento em si. Qual escola não desejaria mais alunos assim? Qual sociedade não desejaria mais indivíduos assim?

Já existem ações nas escolas que promovem o empreendedorismo. Iniciativas como grêmio, feira de ciências, projetos, e outras atividades desenvolvidas por professores que colocam em foco o protagonismo do aluno.

Valores do empreendedorismo

Disciplina: Aplicar rotinas e entender o quanto é preciso se empenhar para conseguir o objetivo.

Persistência: Aprender que nem sempre as coisas vão dar certo e é preciso continuar insistindo.

Negociação: A outra parte nem sempre vai concordar com o que é proposto e é preciso achar um meio termo.

Respeito: Antes de mais nada, deve haver o respeito pelas pessoas mesmo que elas sejam diferentes ou pensem diferentes.

Propósito: Por que fazer isso? Qual é o objetivo final das coisas? Por que vale a pena colocar empenho?

Troca: Sempre deve haver um equilíbrio nas relações e nas negociações. É preciso aprender a oferecer algo em troca para poder receber algo.

Criatividade: Pensar diferente é necessário quando todos querem pensar igual.

As crianças podem aprender muito com os valores do empreendedorismo e aprendendo desde cedo elas vão carregar esses valores para o resto de suas vidas. As crianças de hoje serão os adultos de amanhã. 

Nenhum comentário: