sexta-feira, 3 de junho de 2016

Como conseguir um emprego em 10 passos

Encontrar um emprego é uma tarefa que exige dedicação e paciência. E, quando o número de vagas diminui, os desafios são ainda maiores. Hoje, a população desocupada no Brasil ultrapassa 11 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do cenário desfavorável, especialistas dizem que é possível aumentar as chances de conseguir uma recolocação observando cada detalhe na busca por uma vaga. E isso começa na definição de objetivos, como destaca a coach Andrea Deis, que é especialista em gestão de carreiras e comportamento. Ela também afirma que é importante conhecer o próprio perfil. “Descubra qual é seu maior talento, onde você consegue apresentar mais resultados com menos esforço. O empregador precisa entender a sua especialidade, evite ser muito genérico”, aconselha. Já o coach de carreiras André Luiz Dametto diz que o candidato deve ter clareza sobre os resultados concretos que gerou em cada trabalho. “Uma boa propaganda deixa claro quais benefícios o profissional pode trazer para a empresa e não só suas características”, ensina ele, que é professor no MBA de Gestão Estratégica de Pessoas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A headhunter e coach Luciana Tegon acrescenta que é preciso se preparar para cada fase do processo seletivo, além de buscar cursos de atualização. “O candidato deve estudar para a entrevista e para dinâmicas de grupo. Há vários tutoriais na internet. É como se fosse uma prova”, orienta. Veja abaixo mais dicas desses especialistas.

1 Defina objetivos – Evite atirar para todos os lados. Em que atividade quer trabalhar? Quais são suas metas na carreira? Quais são seus pontos fortes e fracos? Anote tudo. Assim, você pode se aprimorar e buscar trabalhos alinhados ao seu perfil.

2 Seja claro sobre seus resultados – Anote os resultados que obteve em cada trabalho. Quanto mais específico você for, melhor. Aumentou as vendas em seu setor? Reduziu prejuízos? Coordenou uma equipe? Foi responsável por um projeto? Inclua tudo no currículo.

3 Currículo na medida – Seja objetivo e não minta. Revise o texto antes de enviá-lo. Coloque dados pessoais no início, junto com o perfil no LinkedIn. Informe a área em que deseja atuar e resuma sua trajetória em quatro linhas. No tópico experiências profissionais, adicione as atividades realizadas e seus resultados. Inclua formação acadêmica (com nome da instituição e ano de conclusão), intercâmbio, trabalho voluntário, idiomas, cursos e disponibilidade para viagens.

4 Carta personalizada – Quando enviar um currículo, faça uma carta direcionada para a empresa e destaque por que está se candidatando à vaga. Ela deve ser direta e breve. O título do e-mail deve chamar a atenção e estar de acordo com a vaga.

5 Faça os contatos certos –  Não adianta pedir emprego ou enviar currículos para todos os seus contatos. Marque um encontro ou ligue para amigos e familiares e diga como cada um deles pode ajudá-lo. Um amigo pode apresentar você a um empregador, enquanto outro pode revisar seu currículo.

6 Atualize as redes sociais – Abra uma conta na rede LinkedIn e complete todos os dados. A foto de perfil deve ser nítida, bem iluminada e transmitir profissionalismo. Lembre-se de que Facebook, Instagram e Twitter são usados por empregadores para analisar o perfil de candidatos.

7 Trabalhe diariamente –  Procure vagas, envie  currículos e faça contatos diariamente. Mantenha uma rotina com hora certa para começar. Cuide da saúde e durma bem. Aproveite esse período para estudar, fazer cursos na internet e ler.

8 Fui convocado. E agora?

• Busque dados sobre a empresa e a pessoa que vai entrevistar você.

• Verifique o local da entrevista e descubra a melhor forma de chegar lá.

• Prove a roupa que vai usar e veja se precisa de ajustes. Prefira modelos clássicos e sociais.

• Certifique-se de que seus sapatos estão limpos e bem cuidados. Evite usar botas.

9 No dia da entrevista

• Evite exageros com maquiagem, acessórios e perfume.

• Chegue no horário marcado.

• Ouça a pergunta do entrevistador, em vez de falar sem parar.

• Evite gírias e não enrole na resposta. Seja objetivo.

• Cuidado com as perguntas que fará para não passar a impressão de que está preocupado apenas com o salário e os benefícios.

10 Depois da entrevista

• Envie um e-mail agradecendo a oportunidade.

• Pergunte se será avisado sobre o andamento do processo.

• Não desanime.

Nenhum comentário: