quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Eleitores denunciam problemas e falta de respeito na votação para Conselho Tutelar l, em Parnamirim/RN, Neste último domingo (dia 06 de Outubro de 2019)


Resultado de imagem para eleição do conselho tutelar

Inúmeros eleitores que foram neste último domingo para as urnas votar nos membros do Conselho Tutelar em Parnamirim/RN se depararam com vários problemas e supostas irregularidades. 

Problemas na votação, informações desencontradas, seções misturadas, ausência do nome dos eleitores no caderno de votação e negligência por parte dos organizadores da mesa nos locais de votação nos momentos em que barravam os eleitores. Muitos  desses membros se omitiam a fazer relatórios das arbitrariedades cometidas, os mesários não faziam registros daquelas situações. 

Às vezes até apresentavam uma ata para o eleitor, mas diziam que eu não poderia relatar os casos porque a ata era só para problemas nas seções. As pessoas das mesas receptoras diziam que o eleitor que atualizou o título após 1º de julho não poderiam votar em seu antigo domicílio eleitoral. 

Além disso, eles também faziam uma explicação vaga de que os novos eleitores que se cadastraram após essa data, não poderiam votar. E isto era a informação fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Uma Senhora, conhecida por Iranete, pertencente a uma instituição filantrópica e que estava à serviço do pleito na Escola Maria do Céu Fernandes, não autorizava que eleitores votassem munidos apenas de documento oficial com foto, mesmo que soubessem suas respectivas seções e seus nomes constassem na lista de votação; enquanto nas demais escolas era permitido, com isso não houve um padrão estabelecido.

Estas foram algumas das inúmeras denúncias realizadas por muitos que pretendiam exercer o livre direito ao acesso democrático de suas escolhas. Uma desorganização total do COMDICA de Parnamirim e uma falta de respeito aos cidadãos eleitores que tiveram seus direitos subtraídos.

Outros casos que macularam a eleição realizada pelo COMDICA em Parnamirim, foram os seguintes: denúncias recebidas incluindo candidatos realizando compra e troca de votos por cestas básicas; intimidação cometida por vereadores a seus cargos comissionados, a fim de  obrigá-los a levar no mínimo 5 pessoas para votar em seu(s) candidato(s); boca de urna e promessas de empregos feitas por cabos eleitorais; boca de urna com "santinhos" produzidos pelas candidatas eleitas, Jucineide e Loura Almeida; mudanças de última hora nos locais de votação; caravanas de eleitores patrocinadas por movimentos religiosos e instituição filantrópica; eleitores tendo que fotografar seu voto para posteriormente apresentar a seu vereador e provar que votou como lhe fora pedido; eleitores sem poder votar; eleitores que são cargos comissionados ameaçados de perder o emprego se não cumprissem fielmente a exigência de seu vereador; falta de informação nos locais de votação; mesários despreparados e sem nenhuma possibilidade de cumprir com as regras eleitorais, pareciam totalmente desorientados; até a presença de um vereador nas dependências da Escola Maria do Céu fazendo vídeo e observando se seus cargos estariam comparecendo para votar, esse mesmo vereador chegou até a ser  visto discutindo com eleitores .              

Será que o Ministério Público não irá intervir nisso? O mais correto seria anular a eleição e que os candidatos relacionados nesses desmandos nunca mais tenham a oportunidade de se candidatar ao cargo de Conselheiro Tutelar, pela falta de idoneidade moral. 

FAZER NOVAS ELEIÇÕES FICARIA MAIS BONITO PARA O COMDICA E MOSTRARIA A CREDIBILIDADE DA INSTITUIÇÃO.

Fonte: Maria das Dores

Nenhum comentário: