terça-feira, 31 de outubro de 2017

Como garantir uma boa noite de sono


Na era em que ser fitness é sinal de status, até o sono foi elevado a novo patamar. Pelo menos é o que defendem alguns adeptos, entre eles famosos de Hollywood como a atriz Gwyneth Paltrow, rosto conhecido em blockbusters como Homem de Ferro. A celebridade apoia o chamado sono clean e o considera tão fundamental (ou mais) que a alimentação dentro do mesmo padrão. 

Clean – que vem do inglês e quer dizer limpo – indicaria, na alimentação, escolhas que mantêm a distância produtos industrializados. Já na hora de vestir o pijama e calçar as pantufas, o tal “sono limpo” implicaria em sono de qualidade cuja duração atinge entre sete e oito horas.
“Meu especialista em nutrição explicou que um sono de má qualidade pode perturbar o metabolismo e os hormônios, o que pode levar ao ganho de peso, mau humor, memória ruim e confusão mental, bem como condições de saúde preocupantes, como inflamação e baixa imunidade”, disse a atriz à versão online do jornal britânico Daily Mail.
Contudo, sete ou oito horas de sono soam como improváveis para muitos. Tanto que um estudo lusitano, intitulado Como dormimos? Avaliação da qualidade do sono em cuidados de saúde primários, de 2014, cita que as horas de sono “competem com um número cada vez maior de distrações, o que faz com que, atualmente, durmamos cerca de 25% menos do que 100 anos atrás.”

O que realmente importa
Os distúrbios do sono realmente podem contemplar – além do cansaço – dificuldade de concentração, falhas de memória, alteração do humor e até propensão ao diabetes mellitus tipo 2, de acordo com estudos.
Embora haja uma lista do que fazer para dormir melhor – como evitar certos tipos de alimentos, tomar uma ducha quente, ler um livro, manter o celular longe, se servir de um chá ou leite quente ou "contar carneirinhos" (o guia de sono de Gwyneth cita como exemplo até usar meias quentinhas) –, poucas pessoas param para pensar o que realmente importa nessas horas.
Mas Nubia Siqueira, colunista do blog cristianecardoso.com, aponta um fator crucial para dormir melhor: “ter o testemunho da minha consciência aprovando meus atos é o que verdadeiramente me traz descanso. Não importa se o travesseiro é de pena de ganso ou da espuma mais barata do mercado, pois o que o torna macio e o que me traz conforto é saber que não negociei meus princípios em troca de vantagens, não transgredi aquilo que para mim é correto, nem feri ou fui injusta com quem quer que seja.”
A preparação para uma noite vigorosa e relaxante na verdade não começa minutos antes de cair na cama, mas sim a partir do momento que se abre os olhos e se tenta ativar ou não o modo soneca do celular. Sua consciência tem poder para ditar o ritmo do seu sono.
Nubia pontua que, se por algum motivo, você se vê perseguida pelo peso de uma consciência que não lhe deixa ter paz – seja porque falou o que não deveria (ou se calou quando deveria ter falado), sentiu inveja de alguém ou tentou prejudicálo ou se ainda há acusação porque houve mentiras, engano ou traições – esse é o reconhecimento da atual condição que pode despertar o desejo de mudar.
“Os únicos remédios que curam uma consciência doente são a sinceridade e o arrependimento. A partir daí, as noites serão de tranquilidade e de paz inigualáveis, independentemente da marca do seu travesseiro”, finaliza.
FONTE: universal.org

Nenhum comentário: