domingo, 22 de outubro de 2017

Um novo estilo de vida para quem deseja evitar muitos problemas


Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais brasileiras aponta que, em um período de 10 anos, o percentual de pessoas com problemas glicêmicos, pressão alta e sobrepeso aumentou. Casos de diabetes passaram de 5,5%, em 2006, para 8,9%, em 2016. Os de hipertensão subiram de 22,5% para 25,7% e os de obesidade passaram de 11,8% para 18,9%, no mesmo período, atingindo quase uma em cada cinco pessoas. Entre as mais jovens, na faixa dos 25 aos 44 anos, essa doença chegou a um índice alto: 17%. O excesso de peso também cresceu e passou de 42,6% para 53,8% e está presente em mais da metade dos adultos que residem nas capitais. 
O estudo também mostra que esses números estão relacionados à mudança no hábito alimentar da população, que está ingerindo menos ingredientes considerados básicos e tradicionais na mesa do brasileiro. O consumo regular de feijão caiu de 67,5% para 61,3%. Apenas um em cada três adultos consome frutas e hortaliças em cinco dias da semana. A combinação de má alimentação com uma vida sedentária e estressante resulta em uma população mais doente, de acordo com os pesquisadores.
Controle e vigilância
Mas o que fazer quando a vida desregrada é o principal fator para esse panorama? Para o educador físico Cristiano Medeiros Pires, de 37 anos, pesquisas como essa servem para que as pessoas fiquem mais vigilantes e mudem seus hábitos completamente. “Em todos os lugares que eu frequento como professor ou como praticante de atividade física, o número de pessoas realizando algum tipo de exercício é muito grande. Eu vejo que elas estão mais conscientes porque as informações sobre atividade física, alimentação e qualidade de vida estão mais disponíveis”, avalia.
Na opinião dele, ter um corpo bonito não é o principal motivo que leva a maioria delas à prática esportiva. “A qualidade de vida é sem dúvida o estímulo inicial. Depois as prioridades podem até mudar. Alguns médicos também têm ajudado bastante e recomendam o esporte por acreditar que o melhor remédio para combater os problemas da vida moderna, como o estresse, a depressão e a obesidade, seja a atividade física”, afirma.
O início
Cristiano dá algumas dicas para quem quer modificar seus hábitos: “a primeira é ir ao médico, fazer um exame completo, escutar e aplicar as recomendações em relação às mudanças de costumes e à dieta. Quando estiver tudo em ordem, encontre uma atividade que lhe dê prazer. Assim, as chances de desistir dela serão menores. Procure também um profissional de educação física. Ele vai auxiliá-lo a alcançar o seu objetivo de forma eficiente, ajudá-lo a controlar a carga das atividades, o número de séries e o tempo para a realização de cada uma delas”, diz.
Sinal de alerta
O comerciário paulista Carlos José Marques, de 48 anos, encontrou na atividade física e na mudança da dieta formas de controlar seus problemas de saúde. “Há um ano e meio estava com dores renais e fui parar no pronto-socorro. Fiz exames de sangue e descobri que estava com diabetes. Na época, não dava tanta importância. Mas há três meses também soube que estava com hipertensão. Ter os dois problemas me fez ligar o sinal de alerta para a minha saúde. Mudei completamente minha alimentação”, conta.

Mais leve
Carlos revela que se sente muito melhor depois dessas mudanças e que sua disposição para as tarefas diárias também se modificou. “Hoje, fazendo a dieta e praticando basquete duas vezes por semana, meus níveis de glicose estão muito bons. A pressão arterial também está controlada. Eu pesava 94 quilos e hoje estou com 81. Perdi 12 quilos em um mês. Acho que até fim do ano estarei com 77 quilos”, planeja.
São vários os fatores que podem contribuir para o surgimento da diabetes, da hipertensão e da obesidade. Elas são doenças sérias e que exigem tratamento adequado. Para quem tem esses problemas ou quer evitá-los, a mudança de comportamento e a busca de informações podem ser os primeiros passos para melhorar a qualidade de vida. É possível progredir quando se toma uma atitude positiva em relação às dificuldades.

Nenhum comentário: