terça-feira, 10 de outubro de 2017

Diversas pessoas participaram da abertura da festa de aniversário da escola mais antiga do Município de Touros.

Banda Marcial Desbravadores, homenageia a Escola Antônio do Lago em seus 90 anos 
Na noite desta segunda-feira, (09), pessoas de todas as idades, dos mais diferentes níveis sociais, foram até a Escola Estadual Coronel Antônio Florêncio do Lago, no centro de Touros, para abertura da festa de aniversário de 90 anos da mais antiga escola do município. Durante pouco mais de 2h30, alunos, ex-alunos, funcionários, e ex-funcionários da escola estiveram reunidos para abrilhantar tão significativa data.


Estava presente o ex-aluno e ex-funcionário aposentado Paulo Ernesto do Nascimento, ele fez questão de homenagear a escola, se fazendo acompanhado da esposa Liege. “Esse momento é muito significativo para todos nós”, destaca.


Em discurso, Dione Nascimento, blogueira da cidade, lembrou da sua trajetória escolar no Antônio do Lago, na qualidade de ex-aluna, a mesma destacou os princípios da ética e do saber, como forma disciplinar para ser um cidadão de bem. Lembrou também dos seus pais Lucilo e Débora, suas tias Sinhá, Carmelita, e a professora Fausta Tenório, todos ex-alunos. Relembrou ainda dos momentos das brincadeiras quando subia na mangueira, e as declamações de poesias e canções nas escadas da antiga escola.


Para Dione, “aqui começou o meu gosto pela poesia, foi nos batentes desta escola, que declamei os meus primeiros versos, e cantei as primeiras canções, compostas, ainda quando criança, sempre submetida às avaliações das queridas professoras e da diretora Neuza Aguiar, que não perdia a chance de dirigir-se aos menos interessados, chamando-os de “babaquaras”. 


Dione destacou que, "fazendo uma avaliação dos anos de estudante na Escola Antônio do Lago, entre 1963 a 1974, onde também foi dado início o Colégio Comercial de Touros, recordei de Lindonor Patriota e Terezinha Machado, e do amor pela escola quase centenária, do juiz aposentado Dr. Orlando Flávio Junqueira Ayres e sua esposa Djalmira Santiago. “Ao olhar para tantas faces, vejo ex-colegas; e essas faces, me são muito conhecidas: Dapaz Felipe, Maria Isabel, Lizete, Paulo Ernesto, Maria de Vivaldo, Cléia, Gorete, Karla, Lindonorzinho, Jeane, entre outros. Enfim, a história nos faz sonhar, e poder acreditar, nessa nova geração, de que milagres podem acontecer, e desta escola, novos médicos, professores, engenheiros, poetas, compositores, entre outras profissões poderão surgir, pois esse é o nosso desejo, apesar das distorções de valores que a sociedade tem vivido. Parabéns, Escola Antônio do Lago!” finalizou.


Nas palavras do atual diretor Manuel Patrício, ficou explicito o desejo de permanecer à frente da direção da escola, para comemorar os 90 anos de criação do estabelecimento de ensino. Para a secretária adjunta de educação Ivanise Vieira, a escola Antônio do Lago é um marco na vida escolar de quem passa por Touros.


Vale lembrar que as comemorações continuam até sábado(14), quando será oferecido um jantar em comemoração ao aniversário da escola que completa 90 anos, no próximo dia 15.


Por Dione Nascimento/Touros1501 - Fotos: Francisco  Fotografias

Nenhum comentário: