sábado, 14 de outubro de 2017

Uma homenagem aos professores

Iniciei minha vida escolar aos 7 anos, na Escola Isolada Francisco Agatângelo da Silva Braga, no Sítio Terra Nova, distrito do município de São José do Campestre. Nesta escola, estudei da 1ª até a 3ª série do Ensino Fundamental I, a primeira professora, lembro bem, Maria José e Francisca (1ª e 2ª série) em seguida com a mãe de ambas, dona Luíza (3ª série). Lembro bem de suas aulas, numa escola de pequeno porte, porém, organizada e comprometida com o ensino.

 Professora Francisca Medeiros

 Professora Maria José Medeiros

  Professora Maria José Medeiros

Escola Isolada Francisco Agatângelo da Silva Braga


Em 1997 estudei a 4ª série na Escola Municipal Jardelina Freire do Nascimento na cidade São José do Campestre, com a professora Liliete Braz, uma professora que até hoje lembro do seu carinho e de sua dedicação pelos seus alunos, infelizmente não há vejo desde essa época, nem conseguir pelo menos uma fotografia, mais tenho muitas lembranças guardadas em minha memória. 

Em 1998 estudei a 5ª série na Escola Estadual Diógenes da Cunha Lima, também em Campestre, infelizmente não lembro de todos os nomes dos professores desta série, tendo em vista que cada disciplina tinha o educador específico, colocarei a imagem e o nome da diretora que lembro bem como conduzia a escola nesta época, hoje atual prefeita da cidade.

Professora e atual Prefeita de Campestre Alda Romão

Em 1999 estudei na Escola Municipal João Joaquim da Silva, em Santa Luzia, distrito de Touros, fiz a 6ª série e na mesma escola fiz também a 7ª e a 8ª série do Ensino Fundamental II. Neste período, a escola era gerida pelo então professor e diretor Luiz Gonzaga Rodrigues, um exemplo de educador e também de gestor. Lembro bem dos educadores, o professor Henrique, Hélio Victor, Jean Victor, Nivaldo, Valéria, Régia e José Alexandre.

Professor Luiz Gonzaga Rodrigues

Em 2002, estudei na Escola Estadual Tabelião Júlio Maria, no Anexo Balão Mágico (atualmente Exemplo Colégio e Curso), não lembro de todos os professores, porém, lembro de alguns, como a professora Geila, Eneida, professor Hélio, Gildenes, Elias, Tio Rock, Marcos Fragoso, etc.

Em 2005 conclui o Ensino Médio na Escola Estadual Professora Izabel Barbosa Vieira, lembro dos professores que tanto contribuíram para a conclusão do meu Ensino Médio, a professora Ângela, Paulo de Perobas, Nailton Leite, Eduardo Carielo, Livramento, etc.

Em 2010 concluí o curso superior em geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, atualmente estou graduando-se em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Empresariais e Educacionais de Natal – FACEN e pós graduando-se em Psicopedagogia Institucional na Faculdade Ateneu. 

Sempre sonhei em atuar como médico, meu primeiro vestibular foi pra medicina pela UFRN, porém, na infância já demonstrava a profissão que iria seguir, brincava com meus amigos de escolinha, eu era o professor, quando fui reprovado no vestibular da UFRN, enveredei pela educação de corpo e alma.

Vale lembrar que iniciei minha vida profissional como educador em 2003 no programa "Alfabetização Solidária", em seguida comecei a lecionar em casa, dando aulas particulares, logo depois inspirado na Escola Municipal João Nelo de Oliveira em homenagem ao meu bisavô, em São José do Campestre-RN, criei o Instituto João Nelo de Oliveira em Santa Luzia, Touros-RN (2007-2009), nesse mesmo período dei início a um estágio na Escola Estadual Tabelião Júlio e ao mesmo tempo na escola privada Centro Educacional Crescer Interativo.

O tempo passou, continuei por outras experiências em outras escolas como: Escola Municipal Maria Carolina dos Santos, Escola Estadual Coronel Antônio do Lago, Escola Estadual Professora Rosa Cunha, Escola privada, Núcleo Expansivo Curso e Escola - NECE (como professor e coordenador), Exemplo Colégio e Curso, passei também pelo Pronatec de Pureza, Caiçara do Norte e João Câmara. 

Mesmo não estando em atividade docente, é de suma importância explicitar que a minha profissão é "professor", quando eu concluir o meu mandato de Conselheiro Tutelar em 2019, a primeira coisa que vou fazer, profissionalmente falando é retornar para sala de aula, seja em uma escola pública ou privada, mesmo diante de tantos desafios existentes, acredito profundamente nesta profissão. Finalizo desejando a todos os mestres educadores muito sucesso em sua jornada, que as dificuldades se transformem em conquistas diariamente. Para Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".

Nenhum comentário: