terça-feira, 31 de outubro de 2017

Quanto vale o tempo para você?


Quem ainda não ouviu falar que o tempo é valioso? E a palavra tempo pode ter vários significados, dependendo do contexto. Para alguns, é um luxo; para outros, representa dinheiro. Tema recorrente nas discussões entre amigos e também no âmbito profissional, já foi debatido até em filmes. Um exemplo é O Preço do Amanhã, uma ficção que retrata, em um futuro próximo, como o tempo se torna a principal moeda de sobrevivência das pessoas. Metáforas e debates à parte, voltando para a nossa realidade, vemos que, em casa, no trabalho, na faculdade, na vida pessoal e no relacionamento a dois, devemos não só organizar o que vamos fazer com o tempo, mas também encontrar maneiras para que as tarefas diárias possam ser feitas da melhor forma, na tentativa de nos colocarmos à frente do tempo.
Organize-se

Algumas informações podem contribuir nesse sentido. Organizar o seu dia com antecedência, ter uma rotina e listar os compromissos, é um bom começo. Hoje há aplicativos de celular com essa finalidade. Se não tiver essa possibilidade, use uma agenda de papel mesmo. À medida que for cumprindo as tarefas, verifique quais serão as próximas. Leve na sua mochila ou bolsa aquilo que será útil para a sua atividade profissional e para atender aos seus compromissos. No trabalho, coloque sua mesa em ordem para visualizar facilmente tudo o que procura sem perder tempo. Isso vale para documentos, pastas, relatórios e arquivos no computador. Mas, antes, organize as coisas em sua casa também. É o ponto de partida para ter disciplina em tudo.

Estabeleça prioridades

Você pode ter mil compromissos no seu dia a dia, por isso, é importante dar prioridade às obrigações mais urgentes. Faça uma lista definindo o tempo que vai usar para realizar cada uma delas. Comece pelas mais difíceis e vá se desincumbindo, deixando as que você tem mais habilidade de cumprir para o final do dia. Para não desperdiçar tempo, evite distrações. Mantenha o foco e deixe para entrar nas redes sociais, por exemplo, quando tiver terminado suas tarefas principais. Se você contabilizar cada momento perdido com a desconcentração, verá que se trata de um tempo a menos que você poderia usar para outras coisas mais produtivas. Perceba que isso vai ajudá-lo até no planejamento da sua vida como um todo e nas suas escolhas para o futuro.

Prepare-se

Contudo, não adianta planejar todas as tarefas e não ter disposição para realizá-las. Para não se tornar escravo do tempo é extremamente importante que você programe intervalos para desocupar a mente. Separe algumas horas para o lazer, nem que seja no fim de semana, e procure dormir bem para não sobrecarregar a mente. Conhecer sua rotina, organizar suas tarefas e administrar o seu tempo são ações que vão ajudá-lo não só no trabalho, mas também lhe trarão mais qualidade de vida e momentos para aproveitar com quem ama.

O tempo é, sem dúvida, uma das coisas que mais passam rápido na vida, mas quem encontra propósito e tem clareza quanto às suas prioridades consegue gerenciar a sua agenda com facilidade, mesmo não tendo artefatos tecnológicos para isso. Não existem ferramentas que compensem a falta de objetividade, mas há um belo prêmio para quem consegue unir motivação, direcionamento e foco. Por isso, é preciso perceber que, na época em que vivemos, lidar com o tempo é algo fundamental e precioso. Com ele, podemos fazer praticamente tudo. Então, melhor não perdê-lo.

Fonte: universal.org

Nenhum comentário: