quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O melhor prefeito do mundo

marcelo ebrard casaubon e a rede antenea
Marcelo Ebrard Casaubon na inauguração dos 100 ônibus rosas, no Distrito Federal do México. México tem ônibus exclusivo para mulheres no intuito de garantir a segurança

A Fundação Prefeitos das Cidades - Projeto Prefeito Mundial, foi criada em 2003 para promover, incentivar e facilitar as ações dos governos municipais. Para dar mais credibilidade ao projeto, também instituíram um Código de Ética para os líderes das cidades que desejam exercer as suas funções, além do senso comum, da mediocridade e da indiferença. Todos os prefeitos que desejarem concorrer devem assinar o termo de conhecimento do Código de Ética. A Fundação Prefeitos das Cidades trata de assuntos urbanos, organiza o Projeto Prefeito Mundial (premiação do melhor prefeito do mundo ).

O Prêmio tem sido ofertado de dois em dois anos desde 2004, homenageia prefeitos com visão, paixão e habilidades para fazer de suas cidades lugares incríveis para se viver, trabalhar e visitar. O projeto tem como objetivo destacar o bom trabalho dos líderes municipais que se dedicam a executar um bom plano de governo.

Os prefeitos que receberam a honraria desde a criação da premiação foram: Edi Rama, da cidade de Tirana, capital da Albânia; Dora Bakoyannis, de Atenas; John So, de Melbourne; Helen Zille, da Cidade do Cabo e Marcelo Ebrard, Cidade do México, em 2010. Os organizadores do Projeto Prefeito Mundial para 2012 estão procuram os líderes das cidades que se destacaram em qualidades como: liderança, visão, habilidades de gestão e integridade, consciência social e econômica, capacidade de fornecer segurança para proteger o cidadão e o ambiente, bem como vontade e capacidade de promover boas relações entre as comunidades culturais, raciais e sociais. 

Um bom e honesto governo local é o alicerce de qualquer nação que se esforça para proporcionar aos seus cidadãos segurança, felicidade e prosperidade. Quando a corrupção, incompetência e má conduta acontece no governo local, isso ameaça a decência fundamental de toda sociedade.

É importante explicitar que os prefeitos devem apoiar e respeitar as leis de sua cidade e devem exigir o mesmo grau de respeito à lei a todos os membros da administração. Os prefeitos devem administrar os recursos públicos para o benefício de sua comunidade; não devem usar suas posições oficiais para garantir privilégios injustificados ou vantagens para si, membros da sua família e amigos. Prefeitos devem executar todas as ações oficiais com grau de imparcialidade e não devem aceitar mimos ou ofertas baseadas em um entendimento, que foram dadas para influenciá-los no exercício das suas funções públicas e devem inclusive relatar quaisquer ações impróprias que testemunham, como subornos, propinas, e ofertas indecentes.

Os prefeitos devem trabalhar para fortalecer a sociedade civil através da sensibilização do público e da confiança em suas ações; devem utilizar sua influência para promover a cooperação entre as cidades de seu país ou internacionalmente. 

As qualidades do vencedor do prêmio no ano de 2010 foram assim destacadas: O prefeito Marcelo Ebrard, 52 anos, é um reformador liberal e pragmático que nunca se esquivou de desafiar a ortodoxia Mexicana. Ele defendeu as mulheres e os direitos das minorias e tornou-se um defensor respeitado internacionalmente em questões ambientais. Pouco depois de sua eleição, traçou um plano de 15 anos chamado "Plano Verde", concebido para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na Cidade do México, que há vinte anos atrás, ostentava o título de cidade mais poluída do mundo. Hoje, com uma população metropolitana de mais de 20 milhões, a cidade do México não consta na lista das 10 cidades com a pior qualidade do ar.

O prefeito, eleito o melhor do mundo, delineou suas prioridades entre: combater a criminalidade na cidade, criar mais lugares de atendimento público para crianças de rua, descentralizou a política de educação, instituiu uma Constituição para a cidade, construiu novas linhas para o metro e ônibus, edificou programas de infraestrutura, implantou programa de pagamentos de benefícios mensais a mães solteiras, idosos e bolsas de estudo para estudantes do ensino médio. A cidade do México mudou a sua aparência na área central e nas praças. O Centro é agora uma área agradável para caminhar, fazer compras, comer e divertir-se. 

Em 2014, ACM Neto foi considerado o melhor prefeito do Brasil, segundo pesquisa do Vox Populi.


Uma pesquisa do instituto  Vox Populi, encomendada pela TV Band, divulgada em 2014, revela que o prefeito de Salvador, ACM Neto, do DEM, tem a melhor aprovação entre os prefeitos das capitais brasileiras. O prefeito teve sua gestão avaliada como "ótima" (13%) e "boa" (38%) ou seja, aprovado por 51% dos pesquisados. O segundo prefeito melhor avaliado é o de Recife, Geraldo Júlio, do PSB, com 39% na soma de "ótimo" e "bom".

No Rio Grande do Norte, quem levaria esse título?

Nenhum comentário: