quinta-feira, 5 de abril de 2018

Está pensando em deixar a barba crescer?


Quem ainda não notou que grande parte dos homens está usando barba? Todo mundo tem, no mínimo, algum amigo ou colega que ostenta uma. Muitos deles se inspiraram nessa tendência que voltou com tudo nos últimos tempos. Entretanto, tanto para quem já tem pelos na face como para quem tem a pretensão de cultivá-los, é preciso adotar alguns cuidados para que seu uso não seja associado à falta de higiene. 

Primeira fase

Ao deixá-la crescer, você vai passar necessariamente por uma fase em que ela coça, apresenta pelos encravados e pode até irritar a pele do seu rosto. Isso ocorre porque, quando você para de raspá-la, a pele produz mais células mortas que ficam presas aos fios que estão em desenvolvimento. Tenha um pouco de paciência, pois esse período passa assim que os pelos começarem a ficar um pouco maiores.

Limpeza

A barba também costuma deixar a pele muito mais oleosa, por isso, tenha cuidado. Lave o rosto pelo menos duas vezes por dia e use cremes que ajudem no tratamento de espinhas, caso você as tenha.

Xampu

Procure não usar produtos destinados ao cabelo no rosto, pois eles podem aumentar a irritação. Caso você não saiba, há xampus adequados para a barba e que podem resolver esse problema.

Desenho

Embora o tipo de barba que você quer ter ou possui seja uma escolha sua, antes de qualquer coisa, é bom dar uma olhada no formato de rosto que você tem para poder escolher a que mais combina com ele. Também é muito importante definir onde a sua barba começa e onde ela termina, para que seu rosto não vire simplesmente uma bola de pelos. Por isso, de maneira nenhuma deixe que sua barba cresça sem ter um formato. Escolha um desenho que lhe agrade e que seja funcional para você.

Manutenção

Lembre-se que é preciso apará-la com frequência, para que não fique com ar de desleixada e as pessoas a achem suja e maltratada. Nem todos os fios crescem no mesmo sentido e na mesma velocidade. As barbas curtas devem ser aparadas, em média, a cada 15 dias. As longas podem ficar de três semanas a um mês sem corte. O ideal é que, no início, você modele sua barba no barbeiro, de duas a três vezes, para acertar o desenho dela até que fique do jeito que você quer. A manutenção vai ficando mais fácil e basta contar com o auxílio de um pente. Depois é só sair por aí, ostentando uma barba vistosa e bem cuidada. Não esqueça também que, apesar de ser uma tendência, usar barba é uma escolha pessoal.

Nenhum comentário: