quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O Cyberbullying é uma realidade que precisa ser combatida em Touros


Em Touros, não é diferente das demais cidades do Brasil, tendo em vista que, as redes sociais está presente mundialmente, acarretando um problema desconhecido por muitos, porém, existente em nosso meio, o Cyberbullying é um problema que no CT de Touros já foram registados diversas denúncias a esse respeito e precisa ser combatida.

Quanto ao Cyberbullying, ainda não há proteção e previsão normativa no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Os crimes tutelados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente praticados por meio da internet são os de natureza sexual. O legislador do ECA se preocupou apenas nos crimes ligados à sexualidade e a pedofilia no âmbito da rede de computadores. Porém, por meio de leis anti-cyberbullying que atualmente vigoram, os agressores anônimos podem ser descobertos e processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a indenizar a vítima. 

Cyberbullying é im tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente.

Etimologicamente, o termo é formado a partir da junção das palavras “cyber”, palavra de origem inglesa e que é associada a todo o tipo de comunicação virtual usando mídias digitais, como a internet, e bullying que é o ato de intimidar ou humilhar uma pessoa. Assim, a pessoa que comete esse tipo de ato é conhecida como cyberbully.

Quando o bullying é presencial, a pessoa é agredida psicologicamente, através de apelidos pejorativos ou outros constrangimentos, ou ainda, através de agressões físicas por um atacante mais forte.

O cyberbullying é mais fácil para os agressores, porque podem fazê-lo de forma anônima nas diversas redes sociais, através de e-mails ou de torpedos com conteúdos ofensivos e caluniosos. Em geral, o cyberbullying é praticado entre adolescentes, mas também ocorre com frequência entre adultos. 

Consequências do cyberbullying

As pessoas agredidas pelo cyberbullying apresentam sintomas bastante similares com os do bullying, como:

Distúrbio do sono;
Problemas de estômago;
Transtornos alimentares;
Irritabilidade;
Depressão;
Transtornos de ansiedade;
Dor de cabeça;
Falta de apetite;
Pensamentos destrutivos, como desejo de morrer, entre outros.

Em casos extremos, algumas vítimas de cyberbullying são atacadas de uma forma tão agressiva que são levadas a cometer suicídio. Muitos desses casos começam quando fotos ou vídeos íntimos das vítimas são introduzidos na internet.

Nenhum comentário: