terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Uma singela homenagem ao poeta Domingos Tomaz.


I
Quando a árvore de Deus ganhou teu fruto
E o pomar do repente te perdeu
O cenário poético entristeceu
E a cidade de Touros botou luto
Pra teu nome não tem substituto
Pra saudade não tem medicamento
Ninguém pode estancar o sangramento
Quando a veia da arte sofre um corte
Meu poeta Domingos sua morte
Deixa pranto, tristeza e sofrimento.

II
Dia trinta pra mim ficou marcado
Como a data cruel da despedida
Lá no céu viverás a outra vida
Pois por Deus teu lugar foi reservado
E eu aqui ficarei mais isolado
Sem quem possa entender meu pensamento
Mas eu sei que dirás nesse momento
Siga em frente, não lamente e seja forte.
Meu poeta Domingos sua morte
Deixa pranto, tristeza e sofrimento.

III
Tua luta pra mim não foi em vão
Mesmo árdua e repleta de agrura
Seu amor pela arte e a cultura
Que plantastes na aridez desse chão
Pra você deixo aqui meu coração
Repartido de dores e lamento
Sem você serei folha no relento
Implorando que Deus venha e nos conforte
Meu poeta Domingos sua morte
Deixa pranto, tristeza e sofrimento.

IV
Teu repente, a viola e o teu abraço
O teu verso era a fala de um profeta
Era lindo tu chamar-me de poeta
E choravas segurando no meu braço
E por um grande golpe agora passo
Só irei recitar verso pra o vento
Essa dor, essa perda, esse tormento
São pedaços de mim que estão sem sorte
Meu poeta Domingos sua morte
Deixa pranto, tristeza e sofrimento.

V
Levarei o teu nome aonde eu for
Honrarei teu caráter e teus brilhos
Que saudade tu deixas pra teus filhos
E dona Iza que foi seu grande amor
Foi bom pai, bom marido e bom avô
Vá cantar com Ferreira e fique atento
E com Onésimo medir conhecimento
Já que a vide lhe deu o passaporte
Meu poeta Domingos sua morte
Deixa pranto, tristeza e sofrimento
VI
Touros perde seu verso e sua rima
Sua voz, seu carisma e sua luz
Hoje vai se encontrar com o Bom Jesus
Meu adeus Domingos Tomás de Lima
Que por mim você torça lá de cima
Que aqui manterei meu juramento
De guardar sua imagem e seu talento
Creia em mim quanto a isso não se importe
Meu poeta Domingos sua morte
Deixa pranto, tristeza e sofrimento.

Prof° Flávio Santos.

Nenhum comentário: