terça-feira, 18 de outubro de 2016

2. Princípio da alegria



Ninguém é triste porque quer. 

Todos nós sabemos como a tristeza é prejudicial à vida. E ninguém, em sã consciência, deseja ser triste, mal-humorado e destrutivo. Na verdade, nenhum de nós é assim. Simplesmente estamos assim durante algumas fases mais complicadas de nossa vida. Em geral, depois que elas passam, é como se levassem junto os sentimentos negativos. E então voltamos ao bom humor, ao sorriso, à alegria. 

As pessoas destrutivas, porém, não são capazes de ter alegria. Enganam a si próprias achando que conseguem ser felizes ao ver ou provocar situações difíceis, humilhantes e constrangedoras para os demais. É como se dependessem dos outros para ter um pouco de bem-estar. 

Elas esquecem que a verdadeira capacidade de ser feliz está dentro delas, não fora. E que essa capacidade se toma mais forte quando se vive num ambiente descontraído, sem tensões. Todos sabemos que é mais fácil ser feliz quando estamos entre pessoas felizes. A alegria é um sentimento contagiante: passa de um para outro com facilidade. 

Por isso, quem só consegue ser feliz assistindo à tristeza alheia está, no fundo, vivendo um grande engano, uma grande ilusão. É como se usasse uma venda nos olhos - uma venda que torna o mundo sombrio. 

Lembre-se disso quando estiver diante de uma pessoa destrutiva. Ela é assim não porque quer, mas porque não consegue tirar a venda dos olhos e enxergar a vida como ela é. 

Fonte: Fundação Victor Civita

Nenhum comentário: