quinta-feira, 20 de outubro de 2016

4. Princípio da ação positiva



Ninguém age de maneira negativa porque quer. 

E o que é agir de maneira negativa? É agir não de acordo com aquilo que somos, mas de acordo com aquilo que estamos. Um exemplo: não somos vingativos; estamos (ou ficamos) vingativos em alguns momentos. E "ficamos" vingativos - isto é, achamos que a vingança é necessária - quando alguém nos provoca. Isso quer dizer que, na verdade, a vontade de vingança é uma reação ao que alguém provocou em nós, não uma ação verdadeira - aquela que realizamos por saber que nos trará alegria. 

A reação é uma ação negativa. Ela significa que estamos respondendo a uma provocação. E isso quer dizer que quem está decidindo nossos sentimentos e nosso comportamento não somos nós, mas sim a pessoa que nos provocou. 

Lembre-se disso quando estiver diante de uma pessoa que faça alguma coisa, por menor que seja, para magoá-Io ou provocá-lo. Se você reagir, estará fazendo o que ela quer, como um escravo diante do senhor. Se você agir - ou seja, fizer aquilo que sua consciência (não sua raiva) decide -, é porque é senhor de si mesmo. É realmente livre. A ação positiva é a única capaz de nos levar à verdadeira liberdade: aquela que vem de dentro de nós como afirmação da vida (dos sentimentos positivos), não como reação a algo negativo e destrutivo que existe fora de nós. 

Fonte: Fundação Victor Civita


Nenhum comentário: