segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Que tipo de pessoa está ao seu lado? O egoísta ou o inseguro?

Resultado de imagem para PESSOA DIFICIES

O EGOÍSTA

O tipo egoísta não consegue esconder aquilo que é. A gente logo percebe os sinais: só pensa nele, comporta-se como se fosse a  única pessoa no mundo, faz questão de ser o centro das atenções. Você pode até desmaiar à sua frente que ele nada fará. Só tomará alguma providência se alguém cair em seus braços. Nesse caso, afastará esse alguém sem muita delicadeza e continuará com o foco nele mesmo.

Conviver com alguém assim às vezes é até engraçado - você nem acredita nas coisas que ele é capaz de fazer. Como chorar e desesperar-se não adianta, só rindo mesmo. E perguntando como uma pessoa pode se ocupar tanto consigo mesma a ponto de esquecer da existência de quem está bem a seu lado.

O egoísta também costuma ser vingativo. Como pensa que está no centro do mundo, acha normal "castigar" aqueles que não se rendem à sua vaidade. Pode fazer isso diretamente, para humilhar o outro, ou indiretamente, para que a vítima, sem saber de onde veio o golpe, sinta-se ainda mais perdida.

O INSEGURO

O tipo inseguro é muito diferente do inseguro "comum" - ou seja, aquele que sempre tem um pouco de falta de confiança. A maioria de nós é assim. O inseguro capaz de causar estragos é aquele que cria dependência e que não dá nem mesmo um passo sem nos consultar.

Por um lado, esse comportamento aborrece profundamente, e com o tempo cria um desgaste impossível de conter. Vira um peso, um fardo. Por outro, do mesmo modo como o inseguro se apegou a nós, pode se apegar a outra pessoa. E se essa pessoa quiser nos prejudicar, terá uma arma e tanto nas mãos: o inseguro dirá tudo sobre nós, apenas para agradar ao outro.

O aspecto terrível é exatamente esse. Ele age sem saber que está causando prejuízos. Na sua ânsia de satisfazer a curiosidade de quem lhe dá a falsa impressão de segurança, o inseguro é capaz de deflagrar verdadeiros "terremotos" em nossa vida. Por isso, todo cuidado é pouco.

Fonte: Fundação Victor Civita

Nenhum comentário: