quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Manual de sobrevivência


Agora que você já identificou seu tipo, e o das pessoas com quem se relaciona, terá de aprender como lidar com elas. A primeira providência é abrir bem os olhos e prestar atenção aos sinais que os outros nos enviam. Assim, você saberá exatamente em que tipo cada um se classifica. 

Em seguida, comece a usar as técnicas que ensinamos aqui. Não desanime. Seja perseverante, tenha em mente, o tempo todo , - em especial nos momentos mais difíceis -, os quatro princípios (bem, alegria, amor, ação positiva) e siga em frente. 

Seja compreensivo, mas evite que essa compreensão resvale para a passividade. Tenha compaixão e perdoe, mas não permita que o outro abuse desses sentimentos afim de prejudicá-lo. Enfim, não reaja. Aja. Trace seus objetivos de acordo com o que manda seu coração, sua consciência, e vá em frente. 

Esteja certo de que, com essa atitude, você poderá vencer qualquer obstáculo. E ao sentir-se em paz consigo mesmo, conhecerá a alegria verdadeira, aquela que nos ilumina por dentro e que, por isso mesmo, nos transforma no farol que guia e clareia nosso próprio caminho. 

SOBREVIVENDO AO ARROGANTE 

1. O arrogante, no fundo, é inseguro e tem auto-estima baixa. Assim, evite entrar em confronto, porque isso reforça esses sentimentos e o toma ainda mais arrogante. 

2. Trate-o com respeito, mas deixe claro que respeito não é subordinação. Quando ele passar dos limites, diga-lhe isso com carinho e firmeza. Peça-lhe para reconsiderar a atitude. 

3. Quando a arrogância estiver em grau máximo, afaste-se o mais que puder. Se não puder, lembre-se de que esse tipo de comportamento é uma armadura, uma defesa que o arrogante pensa que tem. Perdoe-o por isso. E toque sua vida, sem se deixar abater por ele. 

SOBREVIVENDO AO AUTORITÁRIO

1. O autoritário padece de falta de confiança nele mesmo. Por isso confere a si uma falsa "autoridade" - julgar-se acima dos demais lhe dá a ilusão da autoconfiança. 

2. Por isso, também evite confrontações com ele. Quando se julgar magoado, humilhado, lembre-se dos quatro princípios e se fortaleça. Olhe a pessoa nos olhos, procurando transmitir carinho, simpatia e... confiança. 

3. Lembre, igualmente, que ele não sabe acolher ninguém. Sente-se sozinho. Acolha-o, demonstrando compreensão. Mas mostre, com palavras e atitudes, que o relacionamento seria muito melhor se ele evitasse constrangê-lo e o respeitasse, assim como você o respeita. 


Fonte: Victor Civita

Nenhum comentário: