terça-feira, 26 de julho de 2016

Declaração da médica cubana Yamilka Novales

Quero dizer pra todos os amigos tourenses o seguinte, eu Yamilka vim a este país para ajudar a este povo irmão (brasileiro) a melhorar sua saúde. Eu agradeço a Deus no primeiro lugar de ter permitido que eu conheça este povo brasileiro o qual é muito acolhedor, carinhoso e respeitoso. A minhã família que sem o apoio dela não haveria sido possível a minha presença neste país. Agradeço muito a nosso presidente Raúl Castro, ao ministro de saúde de Cuba, por ter confiado em minha pessoa e ter dado pra mim a oportunidade de brindar meus humildes conhecimentos a este povo brasileiro.

Agradeço a presidente Dilma Russef e a toda sua equipe pela sua brilhante ideia de formar o programa mais médicos para o Brasil e ter dado a oportunidade a nós médicos cubanos. 

Agradeço a coordenação médica cubana no Brasil pelo seu apoio. Agradeço ao prefeito Ney Leite por permitir a presença do programa mais médico no município de Touros. 

Agradeço a secretária municipal e estadual de saúde e suas equipes pela sua receptividade e apoio. A nosso supervisor o Drº Gilson G. Oliveira por todo o apoio brindado. A minha excelente equipe de trabalho de Santa Luzia I, ao povo de santa Luzia, o vereador Diassis e esposa Magnólia. 

A todos os amigos que tem brindado sua amizade e que eu considero como se fosse minha família. Gente, mas eu quero que vocês saibam o seguinte, eu não vim a este país a fazer política, mesmo sendo muito grata a todos os políticos que de uma forma ou de outra lhes devo minha gratidão.

Eu faço esta declaração porque faltam poucos dias pra as eleições municipais e tudo parece indicar que para essa data eu vou estar neste país. Vou repetir o motivo dos médicos cubanos estarem no Brasil é ajudar a este povo brasileiro a melhorar a sua saúde. Seja qual for a indicação política... Vermelho, azul, amarelo, preto ou branca. Nós atendemos a todos os pacientes por igual seja do partido que seja, respeitamos todos, a cor da pele, classe social... Seja rico ou pobre, analfabeto ou universitário, respeitamos a condição sexual de cada um, as crenças religiosas ou política.

Por último, saibam que tenho muitas amizades, pacientes que simpatizam com o prefeito atual outras não, tenho amizades que não simpatizam com nossa querida presidente Dilma. conheço outros que não simpatizam com meu governo ou nosso presidente. Mas isso não muda meu respeito e carinho até essas pessoas, porque cada qual é dono de pensar como quiser e de fazer suas escolhas. 

Mas vocês podem ter certeza que eu não mexo e nem mexerei na política de vocês, eu não deixarei de falar ou ter alguma amizade porque tenho outro pensamento político, também não permitirei que ninguém mexa com meu país, meu governo, nosso presidente ou médicos colegas cubanos. Eu respeito a todos e exijo ser respeitada. Não mexo na vida de ninguém, nem permito que ninguém mexa na minha vida. Se ficou alguma dúvida prefeito Ney Leite, saiba que o senhor conta com nosso apoio, continuaremos trabalhando e dando o melhor de nós pra ajudar a melhorar a saúde desta população que precisa de nossa ajuda, porque nós não estamos aqui pra jugar ninguém, só Deus pode fazer.

Um abraço, só quis refletir com vocês minha forma humilde de pensar, que Deus abençoe a todos vocês.

Nenhum comentário: