segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Amizades tóxicas


As amizades podem acrescentar algo em nossas vidas. Mas nem todas são assim. Enquanto umas ajudam, outras podem influenciar de forma negativa as nossas vidas. O que acontece é que muitas pessoas não conseguem perceber os prejuízos de amizades assim e, por isso, sofrem as consequências. 

Com os pais separados, o segurança Danilo Oliveira (foto ao lado), de 23 anos, encontrou nos amigos uma inspiração para seguir. Por crescer em um ambiente cheio de brigas e conflitos, Danilo ficou com uma revolta dentro dele. Aos 14 anos, ele se envolveu com amizades erradas, começou a fumar, usar drogas, beber e ter diversas namoradas. Seus amigos eram todos envolvidos com a criminalidade e com o tráfico. Ele se deixou levar por essas influências.

Aos 16 anos, Danilo foi apreendido e permaneceu na unidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador (CASE), acusado de tentativa de triplo homicídio, tráfico de drogas, formação de quadrilha e roubo à mão armada. “Por crescer em um lar conturbado, eu tinha pensamentos e atitudes ruins. As situações que vivenciei na CASE me tornaram uma pessoa pior, eu era muito perverso.”

O jovem foi acumulando sentimentos de ódio e raiva das pessoas. Todo o tormento que estava passando fez com que ele tentasse se matar várias vezes. Não bastasse essas ocorrências, o garoto não conseguia dormir, vivia angustiado e triste. “O meu projeto quando saísse de lá era de matar. Eu tinha anseio e sede de morte, o meu prazer era esse.”

Após dois anos e quatro meses detido, ele permaneceu em liberdade assistida. Mas ele ainda não conseguia vencer as suas vontades e continuou no mundo do crime, usando drogas e bebendo deliberadamente. “Muitas vezes acordei com vontade de matar. Certo dia, fiquei na beira da cama da minha mãe com uma faca na mão pensando em matá-la, e também o meu padrasto, mas eu não conseguia”, relata.

Na tentativa de fugir dos problemas, o jovem foi morar na casa da irmã em outra cidade. Ele recebeu um convite da sobrinha e decidiu conhecer a Universal. “Fazendo as correntes de libertação, o desejo de mudar só aumentava dentro de mim. Isso até o dia em que decidi me entregar a Deus por completo”, lembra.

Danilo passou por muitos conflitos para deixar a vida do crime e os vícios, porém, a chance de uma nova vida o motivava a permanecer em comunhão com Deus. “A minha vida eu vejo como um milagre. Se eu não tivesse mudado, eu tenho a certeza de que estaria morto. Nada paga a paz e a alegria que eu tenho hoje”, finaliza.

Nenhum comentário: