segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O que fazer para vencer pensamentos ruins


"Que saco, não aguento mais fulano.” “Desista, você não vai conseguir.” “Pode falar, isso não é fofoca.” Esses são alguns exemplos de frases que ecoam na mente de muitas pessoas. Ninguém está livre dos maus pensamentos e, por isso, é preciso saber como agir diante deles. É justamente a forma com a qual as pessoas lidam com pensamentos ruins e negativos que diferencia os vencedores dos perdedores. 

“Os maus pensamentos ou com aparência de bons devem ser banidos. Não podemos impedí-los de vir, mas temos poder para repreendê-los. Se os maus pensamentos vêm e não resistimos a eles de imediato, eles ganham força e podem causar riscos à boa consciência e, consequentemente, à Salvação”, explica o Bp. E. M.

Mas o que é possível fazer para resistir, na prática, àquela voz que diz para que você desista, minta ou alimente um costume inadequado? Josie Carla da Conceição, de 18 anos, estudante, conta que algumas atitudes foram suficientes para vencer esse desafio. “Eu descobri o poder da fé para transformar esses pensamentos e também mudei muitos hábitos”, revela.

Vencer os sentimentos

Josie era uma menina triste porque se sentia inferior. O motivo? O racismo da sociedade. “Por ser negra, eu me achava feia e até incapaz. Sentia que não podia ser bem-sucedida em nenhuma área da minha vida. Tinha pensamentos como ‘não dá para fazer, não consigo, não posso’. Achava que ninguém nunca gostaria de mim e não me permitia ser feliz”, recorda.

Muitas vezes ela se trancou no quarto e chorou por horas. A estudante passou grande parte da adolescência frequentando lugares inadequados e sendo influenciada por amizades, na tentativa de preencher a insegurança que existia em seu interior.

“Era uma jovem que não exercitava a fé, não era determinada. Eu ia às reuniões em uma determinada igreja, mas tudo que ouvia entrava por um ouvido e saía pelo outro. O que prevalecia eram esses maus pensamentos, que eram suficientes para me afastar da igreja e, consequentemente, de Deus”, relata.

Foi só após o fim de uma relação doentia que Josie entendeu que precisava parar de alimentar as ideias negativas. “Fiquei depressiva, meus estudos foram prejudicados, não tinha ânimo sequer para comer. Cheguei a perder 10 quilos em uma semana. Mas, em meio a esse sofrimento, quis mudar e dar um bom testemunho. Foi quando decidi me batizar novamente e voltar para Jesus”, afirma.

Além da fé renovada, ela diz que teve que eliminar alguns hábitos ruins. “Parei de andar com pessoas que me influenciavam negativamente, desenvolvi minha autoconfiança e hoje entendo que o meu valor não está no que dizem de mim, mas sim em quem eu sou. Então, quando vem um pensamento ruim, eu logo o repreendo”, conta.

Pare de alimentá-los

Fontes de ideias e soluções ou de dúvidas e erros, os pensamentos definem o comportamento humano. Segundo o apresentador e palestrante Renato Cardoso, não vale dizer que não se pode controlá-los. Ele ressalta que é preciso parar imediatamente de dar ouvido às vozes negativas que vêm à mente. “Nossos pensamentos definem como nos sentimos e o que fazemos. E eles são formados pelas informações que alimentam o nosso cérebro. Portanto, cuidado com o que você olha, ouve e lê. Vigie o que entra em sua mente pelos seus olhos e ouvidos e volte seus pensamentos para o que é bom”, orienta.

Então, se você tem sido guiado pelo que sente, dê uma basta nisso ainda hoje. Pare de alimentar e de dar ouvidos às sugestões ruins, corte as más influências e busque o que faz bem para sua mente e sua vida. Não aceite mais ser guiado por maus pensamentos, pois isso é prejudicial. Mantenha a sua comunhão com Deus firme e lembre-se de vigiar sempre a sua fé.

Nenhum comentário: