segunda-feira, 13 de novembro de 2017

II Congresso Científico da FACEN: "a pesquisa como prática transformadora no desenvolvimento social e tecnológico"


O Congresso

Congresso Científico Internacional da Faculdade de Ciências  Empresariais e Estudos Costeiros de Natal tem como proposta realizar todos os anos um evento de caráter científico, expondo os principais fundamentos das atividades científicas, tecnológicas e culturais da Faculdade, buscando, dessa forma, uma interface com a sociedade.

Desta forma, a FACEN busca enquanto espaço de troca de conhecimento e do diálogo de ideias, a partir dos grupos de trabalho, enfocar nas produções dos alunos e dos professores vinculados a Instituição, assim como também da comunidade externa.

Com essa organização, propõe-se a articulação das diferentes unidades de produção de ciência, tecnologia e cultura, evidenciando o que a FACEN tem desenvolvido de forma articulada no Ensino, Pesquisa e Extensão.

Busca-se desta forma, com o presente evento, inaugurar uma dinâmica de interlocução permanente em escala estadual, regional, nacional e internacional, capaz de não somente dar a conhecer o ‘estado da arte’ das pesquisas, como também fomentar pesquisas novas a respeito de temas que venham ganhando relevância no período recente.

Assim, o evento científico ora proposto, foi estruturado em três momentos chave:
1. Conferência, para as quais seja convidado nome de amplo reconhecimento na comunidade científica e/ou no meio profissional na área da educação, e que possua um histórico de dedicação na área discutida. Está prevista 1 Mesa redonda, com a participação de 2 a 3 conferencistas.
2. Divisões Temáticas, para as quais todo e qualquer profissional interessado, ou pesquisador de temas afetos aos grupos de discussão, possa submeter proposta de apresentação individual, que serão selecionadas pelo Comitê Científico do Congresso. Está previsto, em uma tarde, grupos temáticos de discussão, cada uma contando com a apresentação de quantidade livre de trabalhos.
3. Exposição de Banners para as quais todo e qualquer profissional interessado, ou pesquisador de temas possa submeter proposta de apresentação em grupo, que serão selecionadas pelo Comitê Científico do Congresso. Está previsto, em três sessões, a exposição e apresentação, em pavilhões temáticos.
4. Minicursos, para qualquer profissional interessado, aluno ou pesquisador em aprofundar conhecimento em área específica. Está previsto acontecer numa tarde.

TEMÁTICA ANUAL
FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE UMA INCLUSÃO SOCIAL

Em 2017 o Congresso Científico Internacional da Faculdade de Ciências  Empresariais e Estudos Costeiros de Natal chega a seu segundo ano, em função de cobrir importante lacuna, no Brasil, na formação de profissionais e na produção de saberes de alta qualidade, o CCIFACEN terá como tema: “A PESQUISA COMO PRÁTICA TRANSFORMADORA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TECNOLÓGICO” – destacando a importância de discutir o ensino superior como estratégia de resgate das competências e habilidades básicas dos alunos que não tiveram um ensino de qualidade durante o ensino fundamental e médio. Sendo assim, este Congresso visa discutir ações de regaste desses alunos que entram na Universidade sem as habilidades e competências necessárias para serem incluídos diante do mundo acadêmico por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão.

Com desenho de base interdisciplinar e transversal, o Congresso vai enfatizar o papel decisivo da Faculdade no desenvolvimento das sociedades, seu impacto nos domínios econômico, social, artístico, tecnológico e cultural e seu potencial em constituir importante fator do progresso da educação no seu conjunto.

Nesta reunião científica, pretendemos apresentar os resultados e as discussões sobre esta temática, que destina-se a compreender como as Faculdades e Universidades estão a responder aos desafios desse cenário de exclusão social que os alunos tem enfrentado ao entrar no mundo acadêmico.

PROGRAMAÇÃO

18 de novembro de 2017
18h às 19h – Credenciamento
19h às 19h30 – Solenidade de abertura
19h às 20h – Apresentação cultural
20h às 21h30 – Conferência de abertura: “METODOLOGIA CIENTÍFICA AO ALCANCE DE TODOS”.
_EAM4439-Editar
Conferencista: Prof. Dr. Felipe Ribeiro, e-mail: felipe@ufersa.edu.br
Zootecnista pela FCAV-Unesp (2005), mestre (2007) e doutor (2011) em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da Unesp, é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido desde 2009 tendo ministrado as disciplinas de Aquicultura, Oestreicultura, Nutrição de Organismos Aquáticos e Formulação de Ração. Desenvolve pesquisas em Aquicultura no Setor de Aquicultura da Ufersa em parceria com outras universidades e empresas. Faz parte da equipe de coordenação do Ciência para Todos no Semiárido Potiguar (www.cienciaparatodos.com.br), programa de estímulo as feiras de ciência escolares, regionais e da Feira de Ciência do Semiárido Potiguar. Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Ufersa (2014-2016). Atualmente é Chefe de Gabinete da Reitoria. 

19 de novembro de 2017
08h30 às 11h30 – Minicursos
13h às 17h – Apresentações dos trabalhos
17h às 17h30 – Encerramento

Nenhum comentário: