quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Moradores do Conjunto Frei Damião, na cidade de Touros têm suas casas cobertas pela areia das dunas

 

Os moradores do Conjunto Frei Damião, no município de Touros estão vendo as casas sendo engolidas pela areia das dunas, o material é levado pelo vento e não para, já tem gente até com dificuldades para sair de casa, coqueiros aterrados e casas lá embaixo sendo engolidas aos poucos pela areia, isso ocorre no Conjunto Frei Damião, beira mar da praia de Touros, litoral norte do estado, algumas casas correm o risco de desaparecer debaixo das dunas.

A movimentação das dunas sempre existiu na região, mas há cerca de dois anos piorou, quando a areia passou a avançar em direção as casas. Aqui era uns 50 metros, esse morro de distância, aqui das casas, há uns tempos atrás, cada vez mais vai ficar pior, o pessoal vai perder tudo. Frisou um morador local.

Aos poucos areia vai avançando, avançando e se transformando em uma enorme duna, que divide o mar das casas, no topo de uma das dunas, nem parece que lá embaixo havia uma rua. Salientou a repórter Cláudia da InterTV Cabugi.

Dona Iracilda caminha onde um dia foi o quintal de sua casa, hoje nem dá mais para passar,  o movimento da duna é constante, aos poucos ela vai engolindo a parede de trás da casa dela, morar com a duna nos fundos de casa não é tarefa fácil, a areia se espalha por todo lugar, móveis cama,  comida, nada fica limpo por muito tempo. Frisou a repórter. 



Preocupada, dona Iracilda que mora no local há 20 anos teme que a casa não resista por muito tempo, não tem a mínima condição, ela vai abaixo, pelo menos a metade, destacou dona Iracilda. Os moradores disseram ainda que o problema ficou mais grave depois que começaram a tirar areia das dunas. Finalizou o repórter Murilo.

Fonte: G1/RN 

Nenhum comentário: