JOÃO NELO: AUTOBIOGRAFIA


Nasci no dia 15 de Junho de 1985, no hospital da cidade de Santo Antônio do Salto da Onça/RN, meus pais residiam no distrito de Carrapateira, distrito do município de São José do Campestre/RN, sou filho de Antônio Nelo e Geralda Maria Gomes Nelo. Com um ano de idade fomos morar na fazenda de meu avô paterno, no Sítio Picos, também distrito de São José do campestre. Dos 11 filhos que os meus pais tiveram, em 1985 eu era o 6º a nascer. 

O meu pai que só tinha estudado até 4ª série do ensino fundamental I com minha avó paterna, a professora Alice Nelo, tomava de conta dos animais do meu avó, tirava o leite que consumia e vendia, minha mãe fazia queijos e quailhada, meu pai também trabalhava como vaqueiro. Fui a escola com 7 anos, sempre gostei muito de estudar. 

Vale salientar que as dificuldades financeiras foram aumentando e o meu pai no final do ano de 1998 falou para minha mãe que iria visitar sua irmã que morava em Touros, “tia Rosa” e se conseguisse um trabalho ficaria por lá mesmo, e foi o que aconteceu, veio a Santa Luzia conhecida como Touros para meu pai e para nós. 

Minha mãe me matriculou na Escola Municipal João Joaquim da Silva, estudei em 1998 a 6ª série, e na mesma escola fiz a 7ª, e 8ª série do Ensino Fundamental II, em 2001 realizei a colação de grau com esta turma. Fiz a colação de grau em 2001 com muitas dificuldades, chorei muito, por não fazer a festa dos meus sonhos, mais graças a Deus e as minhas duas irmãs Alice e Terezinha conseguiram fazer uma simples festa, mais fiz. Convidei meu pai, minha mãe e meus irmãos, por não ter condições de convidar muitas pessoas, os comes e bebes eram insuficientes, até faltou, a macarronada estragou. 

Sempre fui muito sonhador como criança e adolescente do faz de conta e sempre idealizava estudar meu ensino médio em Natal, mais não foi possível. Fui em 2002 estudar em Touros, o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual tabelião Júlio Maria à noite no anexo Exemplo Colégio e Curso na época Centro Educacional Balão Mágico até o recesso, após fui estudar à tarde no Tabelião e no ano seguinte não estudei, pois uma amiga minha chamada Ana Paula, conhecida como Paulinha de Damião Marchante me convida para realizar uma prova para dar aula na “Alfabetização Solidária”, a minha porta de entrada na educação. 

Em 2004 voltei a estudar e fiz o 2º ano na Escola Estadual Professora Izabel Barbosa Vieira e m 2005 conclui o ensino médio na mesma escola. Foi outra dificuldade para colar grau, mais consegui, nem as fotos eu paguei, não podia, o fotógrafo mais adiante falou que rasgou as fotografias isso muito me entristeceu, mais para minha alegria ganhei o prêmio de melhor aluno de 2005. 

Realizei o ENEM em 2012,  foi um sucesso, cheguei até a ganhar uma bolsa no curso de administração pela Universidade Anhanguera, mais infelizmente não cursei, pois era em Parnamirim duas vezes na semana iria sair muito caro. Em dezembro de 2006 tentei Ciências Biológicas e Zootecnia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inscrição paga por um grande amigo. No início de 2007 montei uma escolinha o Instituto João Nelo de Oliveira inspirado na escola Municipal João Nelo de Oliveira em São José do Campestre. 

Em 2007 tentei sem poder arcar com as mensalidades pela UVA, no curso de geografia, com dinheiro que ganhava com alfabetização conseguir pagar a matricula, o vestibular e a primeira mensalidade. Com o pouquinho da escola e do correio (trabalhei um ano como carteiro) continuei a efetuar o pagamento da UVA. Só que no dia 30 de novembro de 2007 acabaram as aulas e eu sair do correio, já estava ruim ficou pior, meus pais não podiam me ajudar. 

Em junho de 2007 já estava desempregado, com muita luta e sacrifício conseguir um estágio na Escola Estadual Tabelião Júlio Maria e consequentemente as coisas começaram a acontecer e fui estagiar no Centro Educacional Crescer Interativo, CECI, escola referência na cidade de Touros. Na mesma época iniciei um trabalho voluntário na IURD de Touros. Em 2010 casei com uma pessoa muito especial e passei a residir em Touros. 

Atuei como professor do Pronatec Pureza, Caiçara do Norte e João Câmara, trabalhei como coordenador de uma escola privada na cidade de Touros, o NECE. Atualmente concluir o curso superior em geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, e estou graduando-se em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Empresariais e Educacionais de Natal – FACEN, sou pós-graduado em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Ateneu - ES e estou cursando uma pós-graduação em tutoria em educação a distância e docência no ensino superior pela Faculdade Fleming – Osasco/SP . 

Em 2014 trabalhei como voluntário da copa do mundo, foi uma honra para mim e em 2015 ganhei com 730 votos o cargo de conselheiro tutelar, outra conquista, pois em 2006 eu já tinha sido candidato a este cargo. Vale lembrar que em 2004, 2008, 2012 e 2020 fui candidato a vereador e em 2019 também fui candidato ao conselho tutelar.

Em 2016 fui assaltado duas vezes, a primeira vez foi em minha casa e outra no meu comércio, mas também foi abençoado com uma grande benção, uma filha, Maria Eduarda que chegou em minha vida aos 4 anos.

Desde muito cedo tenho lutado contra tantos obstáculos que a vida tem me apresentado, mas lutei e tenho lutado muito, e sempre lutarei para conseguir independentemente das condições financeiras realizar meus sonhos. 

Em 2020 fui testado com Covid onde amarguei três semanas de sintomas graves, mas, venci, fiquei com algumas sequelas, graças ao bom Deus superei e continuo com os cuidados redobrados para não ser reinfectado.

Nenhum comentário: