sábado, 20 de fevereiro de 2021

Distrito de Vila Assis Chateaubriand, Touros/RN



O Distrito de Vila Assis foi criado nos anos 70 durante o governo do Sr José Cortez Pereira de Araújo, que governou o Rio Grande do Norte de 15 de março de 1971 a 15 de março de 1975, fazendo parte de um Projeto de reforma agrária denominado Projeto de Colonização da Lagoa do Boqueirão, o qual envolvia as três vilas, Vila Assis Chateaubrind, Vila Israel e Vila Mayne.

Vila Assis fica a mais ou menos 20 km da cidade de Touros, e entre 100 e 110 km da Capital Natal, dependendo de qual via de acesso utilizamos para chegar à cidade, sendo que todas as vias de acesso são de estradas carroçáveis. Temos varias estradas de acesso, podendo ser: via Geral/Vila Israel, via Boqueirão, via Boqueirão/Carnaubal, Via Boa Cica/Carnaubal, Via Boa Cica; isso vindo de Natal ou Touros; vindo de São Miguel do Gostoso, podemos vir pela Vila Mayne ou via Baixa do Quinquim. 

Sua localização permite fazer limite com mais 07 (sete) distritos do município, sendo assim localizado: ao Norte: Vila Israel, ao Sul: floresta (conhecido como Mata dos Pernambucanos) a Leste: Boqueirão e Carnaubal, a Sudeste: Boa Cica, Sudoeste: Canudos, Oeste: Baixa do Quinquim, Noroeste: Vila Mayne.

A construção das moradias se deu no final dos anos 70 e inicio dos anos 80, tendo seus primeiros moradores chegado aqui no ano de 1981. O primeiro colono a habitar essa comunidade foi o Sr João Agripino Damázio Torres, que aqui ficou até o seu falecimento. 

No inicio da colonização Vila Assis recebeu imigrantes de varias partes do Rio Grande do Norte, cidades como Felipe Guerra, que concentrou tantos habitantes em uma única rua, que hoje a rua leva esse nome, apesar de nenhum dos colonos provenientes daquela cidade ter ficado aqui. Outros municípios como: João Câmara, Bento Fernandes, São Paulo do Potengi, Angicos, dentre outros também ajudaram a habitar essa localidade.










"Vila Assis, é parte da minha vida e aqui vivo feliz!"

Projeto: Meu lugar em Touros.      
Autora: Audna

Nenhum comentário: