OFICINAS

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E JOGOS CANTADOS


1. INTRODUÇÃO

A oficina de contação de histórias e jogos cantados, atenderá estudantes de pedagogia, pedagogos, professores de séries iniciais, pessoas que trabalham com grupos de crianças em igrejas e similares e interessados em geral, a fim de promover uma prática docente lúdica e criativa para os envolvidos.

Cada oficina terá duração de 4 horas, sendo duas temáticas para cada turma, acontecerá num sábado para a turma A e num domingo para a turma B. No dia 24, no sábado de 08h00 às 12h00 – 14h00 às 18h00 e no dia 25, no domingo de 08h00 às 12h00 – 14h00 às 18h00. Cada turma terá duração de 8 horas.

A oficina de contação de histórias e jogos cantados trará no primeiro momento os jogos cantados: que trata de atividades lúdicas através de músicas e coreografias que, trabalhadas de forma correta, exploram a lateralidade, memória, noções de interno e externo, entre outras atividades que se utilizam da psicomotricidade, com duração de 04 horas.

Enquanto no segundo momento acontecerá os a contação de histórias: onde serão passadas, além de técnicas para contação de histórias, orientações quanto à postura e o perfil deste profissional. Será abordado também os tipos de histórias e a função social da literatura perante o público infantil, com duração de 04 horas


2. JUSTIFICATIVA

Esta oficina surgiu das necessidades práticas que muitos profissionais da educação sentem dificuldades, para uma atuação lúdica e criativa nas séries inicias da educação infantil. Nos cursos de ensino superior se faz necessário que os Estudantes de Pedagogia se apropriem de práticas prazerosas para uma futura atuação em sala de aula e para as pessoas que trabalham com grupos de crianças em igrejas e similares é pertinente tal participação nesta oficina para que seja aguçado o lado lúdico dos participantes.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

Promover uma prática docente lúdica e criativa para os envolvidos na oficina de contação de histórias e jogos cantados.

3.2 ESPECÍFICOS

Agregar conhecimentos práticos acerca de contação de histórias infantis e jogos cantados; Instimular os envolvidos com práticas lúdicas, com músicas e coreografias; Trabalhar as técnicas para contação de histórias, orientações quanto à postura e o perfil deste profissional.

4. METODOLOGIA

As aulas práticas da oficina de contação de histórias infantis e jogos cantados serão realizados com aulas expositivas, com músicas, coreografias e técnicas de contação de histórias infantis.

5. RECURSOS

Data show e notebook.

6. AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, observando a interação dos participantes a cada momento da oficina, a fim de investigar os avanços práticos de cada um.

7. PÚBLICO

Alunos de pedagogia, pedagogos formados, professores de séries iniciais, pessoas que trabalham com grupos de crianças em igrejas e similares, interessados em geral.

8. OFICINAS

8.1 OFICINA 1:

Jogos cantados – Trata-se de atividades lúdicas através de músicas e coreografias que, trabalhadas de forma correta, exploram a lateralidade, memória, noções de interno e externo, entre outras atividades que se utilizam da psicomotricidade, com duração de 04 horas.

8.2 OFICINA 2:

Contação de histórias – Serão passadas, além de técnicas para contação de histórias, orientações quanto à postura e o perfil deste profissional. Será abordado também os tipos de histórias e a função social da literatura perante o público infantil, com duração de 04 horas.

9. DURAÇÃO

Cada oficina terá duração de 4 horas, sendo duas oficinas para cada turma, acontecerá num sábado para a turma A e num domingo para a turma B. No dia 24 de março, no sábado de 08h00 às 12h00 – 14h00 às 18h00 e no dia 25, no domingo de 08h00 às 12h00 – 14h00 às 18h00. Vale lembrar que cada turma terá duração de 8 horas, contemplando as duas temáticas que compõe a oficina de contação de histórias e jogos cantados.

10. INSCRIÇÕES

As inscrições acontecerão na Lan House de João Nelo, localizada na Av. Lucilo Afonso do Nascimento, 11, Centro/Touros/RN e pelo blog de João Nelo, no site a seguir: www.blogdejoaonelo.blogspot.com.br na lateral direita na logomarca da oficina e o pagamento também será feito presencialmente na Lan House de João Nelo ou por depósito na Agência: 2.731-6, conta: 22.264-X em nome de João Nelo de Oliveira 054 e o comprovante do depósito identificado ou transferência, deve ser scaneado e enviado para o email: blogdejoaonelo@gmail.com

11. CUSTOS

A oficina terá um custo de R$ 30,00 por participante com direito a certificação,  onde o participante só poderá participar das oficinas mediante comprovante de pagamento realizado até o dia 20 de março.

12. PROFESSOR

As oficinas serão ministradas pelo professor João Amorim: Graduado em turismo pela Universidade Potiguar/RN. Esteve professor à distancia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN) e  professor no Serviço Nacional de aprendizagem comercial (SENAC/RN). Tem experiência em docência do ensino superior, tendo atuado em três instituições no estado de Pernambuco na área de Turismo e hotelaria, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: brinquedoteca, cidadania, turismo, gênero e inclusão. Psicopedagogo clínico e institucional, atuante, formado pela Universidade Potiguar/RN, Com especialização em Gestão Empreendedora do turismo pela Estácio/FIR-PE e em Docência na Educação Profissional pelo SENAC/EaD. Aluno da graduação em pedagogia - Universidade Potiguar/RN e da especialização em Educação Profissional para jovens e adultos – PROEJA – IFRN. Guia de turismo desde 1989, atuando na formação profissional de guias no SENAC no período entre 1997 – 2003 e de 2009 até o momento presente.

13. SUPERVISOR

 As oficinas serão supervisionadas pelo professor João Nelo: professor, Geógrafo, Pedagogo (em fase de conclusão), Psicopedagogo (em fase de conclusão), Blogueiro, Coordenador do Pólo de Touros da Faculdade de Ciências Empresariais e Educacionais de Natal – FACEN, Conselheiro Tutelar do Município de Touros, Profissional em Informática e Gestor da Lan Lan House de João Nelo.

14. LOCAL DA OFICINA

As oficinas ocorrerão na Escola Municipal Drº Orlando Flávio Junqueira Ayres, localizado na Avenida 27 de março, Centro, Touros, RN.

15. CERTIFICAÇÃO

O certificado será emitido em papel apropriado, com carga horária de 8 horas, emitido pelo CNPJ: 15.446.886/0001-79.

16. CRONOGRAMA

ETAPAS
20/02  25/02
26/02 20/03
21/03 23/03
24/03 25/03
Planejamento
X



Inscrições

X


Avaliação


X

Oficinas



X

17. CONCLUSÃO


Este projeto “oficina de contação de histórias e jogos cantados” será desenvolvido nos dias 24 e 25 de março de 2018, com um público de aproximadamente 60 pessoas, em dois dias consecutivos, totalizando 8 hora. Diante dos resultados obtidos na oficina será realizado um outra oficina na mesma modalidade e possivelmente em uma modalidade de 16 hora e talvez de 32 horas.

Vale lembrar que a Lan House de João Nelo já realizou um seminário nesta modalidade na cidade de Touros, nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro de 2017 para Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos, Policiais Militares e Civis, Advogados, profissionais da Saúde e Assistência Social, além de educadores, profissionais que atuam em CREAS e CRAS, e demais atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes. Com o objetivo de suprir a necessidade de aprimorar os conhecimentos sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes, entre os atores que estão vinculados aos três eixos do Sistema de Garantia de Direitos, (Defesa, Promoção e Controle). 

A fim de proporcionar formação continuada, promover um espaço de debate democrático de ideias sobre o Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; frisar a importância da prática dos Conselheiros Tutelares como ponto estratégico no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, trocar experiências para a formulação de propostas, e, refletir acerca da importância do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, nos seus 27 anos de vigência, com uma carga horária de 30 horas.


REFERÊNCIAS


OLIVEIRA, J. N.  Currículum. Disponível em:  <http://blogdejoaonelo.blogspot.com.br/p/pronatec.html> Acesso em 25 de fevereiro de 2018, às 17h30.

_________, J. N.  I Seminário do CT. Disponível em:  < http://blogdejoaonelo.blogspot.com.br/p/blog-page.html> Acesso em 25 de fevereiro de 2018, às 17h30.


EMPREENDA-SE

Empreendedorismo - O caminho para o sucesso!

Visão geral

Ao redor do mundo, centenas de universidades já reconheceram o papel e o poder da educação empreendedora sobre a inovação e o desenvolvimento econômico dos países. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) ofereceu 60 cursos relacionados a empreendedorismo entre 2014 e 2015. Precisamos implantar essa realidade também em nossa região. Com este intuito, desenvolvemos o curso Empreendedorismo - O caminho para o sucesso.

Objetivos

1. Implantar a cultura do empreendedorismo nas universidades e faculdades do RN;

2. Estimular o empreendedorismo para que seja multiplicado o número de universitários que criam empresas inovadoras;

3. Contribuir para o crescimento dos atuais empreendedores capacitando e oferecendo ferramentas de gestão empresarial;

4. Compreender o perfil do empreendedor, descobrir ferramentas para empreender e entender o mercado competitivo.


Sobre o curso

- O curso terá carga horária de 8h00 com data para realização no dia 22 de Julho de 2018;

- Horário para início às 8h00;

- Local: será ministrado no município de Touros-RN;

- Certificado será emitido para todos os inscritos e presentes durante o curso com carga horária de 8 horas.

Público

Este curso tem como público alvo os estudantes dos cursos de gestão, empresários da região e todos que desejam tirar sua ideia do papel e tornarem-se empreendedores de sucesso.

Inscrições

As inscrições serão realizadas pela internet no endereço ww.potiguaradm.com.br/cursos; 

O participante deverá preencher todos os campos do formulário, efetuar o pagamento da inscrição e enviar o comprovante para o e-mail cursos@potiguaradm.com.br para confirmação. R$ 65,00 para pagamento no cartão e R$ 60,00à vista (pagamento deve ser efetuado por depósito ou transferência bancária).

Banco do Brasil
Agência1246-7
Conta42787-x
Flávio Romining S Figueiredo

Instrutor

O curso será ministrado pelo Professor Flávio Figueiredo, Administrador, Pós graduado em Marketing,  Consultor  Empresarial  e  Webdesign. Esteve professor na FACEN em turmas de Administração  e  Pedagogia,  FIC-  Faculdades  Integradas  de  Cruzeiro do Sul em turmas de Administração, Pós graduação em Ensino e Pedagogia, realizou palestra sobre Empreendedorismo na UNIP - Universidade Paulista. Atuou com Consultor Empresarial na Gomes de Matos Consultores Associados desenvolvendo projetos para empresas com WT Distribuidora, Comercial Maranguape Distribuidora de Materiais, Maré Mansa e 3A Locadora de Veículos.

INSCRIÇÕES
Potiguar ADM | Consultoria

Nenhum comentário: