quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Lixão de Santa Luzia

A Política Nacional de Residuos Solidos cria também a responsabilidade compartilhada, envolvendo a sociedade, empresas, prefeituras e governos estaduais e federal na gestão dos resíduos sólidos. A proposta estabelece que as pessoas terão de acondicionar de forma adequada seu lixo para a coleta, inclusive fazendo a separação onde houver coleta seletiva. Já catadores e a indústria de reciclagem receberão incentivos da União. Além disso, os municípios só receberão recursos do governo federal para projetos de limpeza pública e manejo de resíduos depois de aprovarem planos de gestão. 

A nova lei determina que as prefeituras devem construir aterros sanitários adequados ambientalmente, onde só poderão ser depositados os resíduos sem qualquer possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem. De acordo com a proposta, será proibido catar lixo, morar ou criar animais em aterros sanitários e também não será permitida a importação de qualquer tipo de lixo. A norma também obriga os municípios a elaborar um plano de gerenciamento para resíduos industriais, de saúde, da construção civil, agrosilvopastoris, originários de portos, aeroportos, terminais alfandegários, rodoviários e ferroviários e de atividade mineradora. 
Em Touros a realidade ainda é bem distante da Política de Resíduos Sólidos, veja abaixo as comprovações desta realidade. 





Bom seria se a realidade fosse o inverso dessas imagens

Nenhum comentário: