quinta-feira, 4 de julho de 2019

RN fecha 465 leitos do SUS em 8 anos; 391 na área de pediatria



Entre os anos de 2010 e 2018 o Rio Grande do Norte fechou 465 leitos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 391 eram da área de pedriatria. Os dados são do Conselho Federal de Medicina (CFM).
O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), Dr. Geraldo Ferreira, publicou um vídeo nas redes sociais do sindicato denunciando o número alarmante revelado no levantamento e a superlotação dos hospitais no Rio Grande do Norte. Entre outros motivos para a superlotação, ele aponta o fechamento de leitos.
Só em Natal, segundo Dr. Geraldo Ferreira, foram perdidos 189 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), o que acarreta na superlotação das unidades de saúde e no acúmulo de pacientes nos corredores dos hospitais.
“Os corredores não são os locais adequados para tratamento. Este fenômeno que nós temos tido nos últimos tempos, de fechamento de unidades hospitalares, de perda de leitos, de sucateamento de equipamentos, falta de contratação de trabalhadores, tudo isso têm repercutido para que haja esse fenômeno da superlotação”, disse o médico e presidente do Sinmed-RN.
Grande Ponto

Nenhum comentário: