terça-feira, 13 de abril de 2021

É importância preparar equipes, inclusive no setor público.

 

Como muita gente sabe eu sou escritora, mas a literatura não é minha fonte de renda. Para ganhar o pão de cada dia, trabalho como professora de faculdade nas áreas de administração e atuo como consultora empresarial. Normalmente, sou contratada pelas empresas para melhorar as logísticas empresariais, como layout das lojas, administração do fluxo de caixa, administração de estoques,  foco no atendimento de excelência ao cliente, entre outras coisas, e por fim, treino a equipe de trabalho. O resultado são empresas mais fortes, mais preparadas para atender com excelência e que sabem valorizar a experiência do cliente em suas empresas.

Quando tratamos das empresas do setor público, o cliente, ou o usuário dos serviços, acabam não recebendo, muitas vezes, um tratamento adequado. Por qual motivo não são tratados como importantes?

As respostas técnicas são simples: primeiro é que a forma de seleção, quando não há concurso, é por indicação e nesse caso quem indica são aliados do sistema político que está no comando. Muitas dessas pessoas indicadas aos cargos estão preparadas para o mercado de trabalho, no entanto, nem sempre estão prontas para a função que foram designadas. Quando são concursados, por regra do próprio edital, passam por um sistema de seleção mais complexo que avalia de forma mais eficaz.

A verdade precisa ser dita: a maioria dos gestores não veem como necessário o investimento em treinamento de pessoas para atender bem no setor público, afinal, é senso comum acreditar que o serviço público sempre foi assim, onde o cliente, ou o usuário parece só ter importância na urna.

Por aqui, tem acontecido uns problemas de atendimento por parte dos que compõem o poder público municipal, e quem diz isso são vídeos que circulam nas redes sociais, não eu!

Não pretendo arranjar culpados, mas propor soluções. É recomendável que o município invista, inclusive nos casos de contratações provisórias, em processos de seleção que inclua avaliações psicológicas, avaliações curriculares, avaliações do comportamento em redes sociais e na própria vida, para que no mínimo sejam escolhidas  pessoas com equilíbrio emocional para lidarem com situações de estresse. Se o processo sugerido não foi realizado e as pessoas já estão trabalhando é momento de investir em treinamento e remanejamento dos que não se adequarem as normas de melhor atendimento ao público. Para que tudo isso possa acontecer, cabe ao gestor a contratação de profissionais da área de seleção, ou consultoria, para que haja a realização do processo de seleção e treinamento de forma a garantir que os usuários sejam atendidos com qualidade absoluta como merecem.

No mais, parabenizo a todos os profissionais do setor público que fazem o seu trabalho com respeito ao próximo e com o olhar voltado para um atendimento de excelência e humanizado.

Nildinha Freitas - Fonte: https://www.blogdojadson.com.br/

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