10 Erros que cometemos quando carregamos o nosso celular
Quem nunca passou pela angústia de ver a bateria do celular acabar? Apesar dos avanços tecnológicos, dificilmente passamos um dia sem depender de uma tomada. Mas esse processo é mais complexo do que você imagina. Além de diminuir a conta de luz, carregar a bateria da maneira correta é uma forma de evitar acidentes e de prolongar a vida útil dela. Hoje em dia, as baterias têm ciclos de carga determinados, e para que elas durem mais tempo recomenda-se, por exemplo, não as carregar até 100% e não deixar que elas cheguem a 0%.
Hoje, trazemos algumas dicas sobre como carregar o seu celular que ajudam a prevenir acidentes e prolongam a vida da bateria dos smartphones.
1. Sempre deixar o carregador na tomada
Deixar o carregador na tomada mesmo sem o aparelho consome energia. Mas o problema não está apenas no aumento da conta de luz. Ao fazer isso, o transformador libera calor, o que pode causar um incêndio. Se o ambiente estiver úmido demais, pode causar um curto-circuito.
Portanto, para a sua segurança, se o celular não estiver carregando, tire o carregador da tomada e evite acidentes.
2. Carregar a bateria até 100%
Ao carregar a bateria do seu celular até 100% você diminui sua vida útil. Isso acontece, porque cada bateria possui um número determinado de ciclos de recarga; se você sempre carregar até 100%, os ciclos vão acabar mais rapidamente.
O melhor é recarregar a bateria totalmente uma vez por mês e mantê-la sempre entre 20% e 80% de bateria no dia a dia.
3. Deixar a bateria zerar antes de recarregar
Também não é bom deixar a bateria chegar a 0%, pois, como falamos, as mais novas baterias de lítio funcionam à base de ciclos de recarga. Portanto, se você deixar a bateria zerar, você vai diminuir o tempo útil do seu aparelho.
4. Deixar o celular carregando durante toda a noite
Ao deixar o celular carregando durante toda a noite, você vai gastar mais energia e vai carregar mais do que o necessário; ou seja, vai estragar os ciclos de recarga da bateria.
Outro motivo para nunca deixar o celular carregando durante a noite é evitar o superaquecimento.
Usar o celular durante o processo de recarga é obrigar a bateria a fazer duas coisas ao mesmo tempo, o que pode sobrecarregá-la.
Se alguém te ligar, tire o celular da tomada, atenda e só volte a carregá-lo quando encerrar a ligação.
6. Recarregar o celular quando a bateria estiver com mais de 20%
Carregar constantemente o telefone é errado, porque pode fazer com que a bateria dure menos do que deveria.
O melhor a fazer é carregar a bateria quando for realmente necessário, ou seja, quando ela estiver com menos de 20%, mas sempre com mais de 5%.
7. Carregar o celular com a capinha
Um dos principais inimigos da bateria é o calor. Ao deixar a capinha na hora de carregar, o calor fica retido e acaba aquecendo também os componentes internos do aparelho.
Antes de carregar o seu celular, remova a capinha e deixe o seu aparelho “respirar”.
8. Usar carregadores genéricos e baratos
Cada celular possui um tipo de carregador e ele não deve ser substituído por um genérico. Ao fazer isso, a recarga pode ser maior ou menor do que a recomendada, o que pode levar ao superaquecimento do aparelho ou a um processo muito lento de recarga.
O melhor carregador para o seu telefone é o que vem na caixa. Se ele quebrar ou se você o perder, compre outro exclusivo para o modelo do seu aparelho.
9. Usar aplicativos de bateria desconhecidos
Aplicativos gratuitos podem ser úteis para medir o desempenho da bateria, mas é importante tomar cuidado com qual aplicativo você usa. Quando eles não são classificados pelos fabricantes dos celulares, eles podem sobrecarregar a bateria.
Antes de usar um aplicativo, confirme que ele é confiável.
Com frequência as pessoas usam seus computadores para carregar o celular, mas o processo é mais demorado e não é possível ativar a opção de recarga rápida.
Para carregar com segurança e mais rapidamente, use sempre a tomada.
Qual dessas dicas você ainda não conhecia? Se conhecer mais truques para melhorar o uso do celular, compartilhe nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário