quinta-feira, 28 de outubro de 2021

O Legado das Irmãs Franciscanas em Touros.

Irmã Aloisia Gerhardinger (1918-2010)
Em 1979, havia aconteceu a posse das irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora, posse dada pelo arcebispo de Natal, D. Nivaldo Monte, à frente da Pastoral da Paróquia de Touros. No referido período, assumiram a Pastoral da Paróquia a Irmã Aloísia Gerhardinger, pertencente à Província de Santa Catarina e as irmãs Rafaela Zatta e Carmelinda Engel, ambas pertencente à Província do Rio Grande do Sul. 
 
As irmãs Franciscanas marcaram a vida da população tourense, em especial, a vida daqueles que mais necessitavam de ajudas sociais e econômicas. No mesmo ano de sua chegada em Touros, deram início à reforma da Igreja Matriz da Cidade, que ora se achava bastante danificada.
 
Nos dezoito anos que estiveram à frente da Pastoral da Paróquia de Touros, as irmãs Franciscanas realizaram um grande trabalho, deixando o seu legado na vida de muito cidadãos tourenses. Entre as obras mais significativas destacaram-se:

  • O Projeto Casulo, que atendia 65 crianças pobres com educação, alimentação e cuidados médicos;
  • Um grupo formado por mulheres treinadas para fazerem labirinto. Este grupo era composto por mães e moças pobres, que a partir daí começaram a contar com a remuneração certa pelo seu trabalho;
  • O Projeto Visa, que tinha como objetivo, minimizar a precária situação das famílias dos pescadores;
  • 18 Capelas foram construídas nas comunidades interioranas de Touros;
  • Criaram um Projeto de ajuda aos Pescadores, construindo e financiando barcos de pesca, sendo vendidos a preço de custo;
  • Um outro Projeto que visava a Casa Própria, construída em alvenaria e vendida a preço simbólico às famílias carentes;
  • Por iniciativa da Sra. Celina Maria Tinoco Cabral, as Irmãs construíram um prédio onde foi instalada a APAE de Touros, destinada a assistir crianças excepcionais;
  • Um frigorífico, para o fornecimento de gelo aos pescadores;
  • Uma marcenaria modernamente equipada.
Ao se despedirem de Touros, em 1997, as Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora deixaram, além da saudade, uma obra digna de ser continuada, servindo de exemplo para todos. Elas abdicaram suas vidas em prol dos desfavorecidos, tentando ajudar aqueles que mais precisavam. 
 
Às Irmãs Aloísia, Rafaela e Carmelinda, recebam a gratidão e perdoem as possíveis mágoas, os verdadeiros filhos da terra sabem da importância que seu trabalho teve e nunca será esquecido. Por que não considerarmos como tourenses? 

Professores e Alunos da APAE/Touros, em passeata alusiva a
Semana da Pessoa com Deficiência, em 2014.


Fonte: Patriota, Nilson. Touros - Uma Cidade do Brasil.

Nenhum comentário: