quarta-feira, 30 de março de 2016

Visitando as origens

Estive em São José do Campestre neste feriadão de Semana Santa, lugar de minha origem, nasci em 15 de junho de 1985 no hospital da cidade de Santo Antônio do Salto da Onça. Vale ressaltar que fiquei morando no distrito de Carrapateira (S. J. Campestre) até um ano de vida aproximadamente, em seguida fui morar no distrito de Picos (S. J. Campestre), ficamos neste distrito até os 7 anos, em seguida fomos para o Toco Preto (S. J. Campestre), dois meses depois fomos morar no distrito de Pedra Grande (S. J. Campestre), onde moramos pouco tempo, uns dois anos, daí fomos morar na cidade de São José do Campestre, moramos uns dois anos, em seguida, meu pai nos levou para morar em Santa Luzia e em 2010 ao casar, fui morar na cidade de Touros. Vale salientar que jamais vou esquecer minhas origens, anualmente visito minhas origens, e este ano foi muito bacana, passei por Carrapateira, Picos, Terra Nova e Pedra Grande, todos distritos de (S. J. Campestre). Foi uma viagem inesquecível, rever primos e primas foi mais que relembrar os momentos em que convivi nesta terra tão difícil, porém as pessoas são felizes neste chão. É  importante destacar que fiquei tão emocionado em poder conversar com a primeira professora de minha mãe no Sítio Picos, em São José do Campestre. Para mim vai todos os meus aplausos para dona Josefa. é de suma importância mostrar a casa que meu bisavô morou (João Nelo), meu avô morou (Manoel Nelo), meu pai morou (Antônio Nelo) e eu também morei. Salienta João Nelo.

 Fazenda do meu primo Manoel Nelo
 Fornos de fazer carvão em Picos
 Casa onde passei a maior parte da minha vida
 Dª Josefa, primeira professora de minha mãe
Dª Josefa, ensinou aos mais velhos da comunidade de Picos

São José do Campestre é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte localizado na microrregião da Borborema Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2010, sua população é de 12.355 habitantes. Área territorial de 345 km². Desmembrou-se de Nova Cruz em 23 de dezembro de 1948, pela Lei número 146, criado por um projeto de lei de autoria do Major Theodorico Bezerra. A feira que era realizada aos sábados transferiu-se para a Sexta,até os dias de hoje. É voltada para as atividades da agricultura, da pecuária e a avicultura, contando ainda com a forte produção leiteira e o artesanato que se encontra em forte expansão. O setor terciário atua de uma maneira muito forte na vida comercial da cidade, sendo também o município forte na agricultura, e possuindo uma das feiras mais movimentadas do interior do estado do Rio Grande do NorteA Festa de Santos Reis que é realiza entre 5 e 6 de janeiro, torna-se uma da maiores festas de Reis do Rio Grande do Norte, com shows de artistas populares no Pátio do Terminal Rodoviário, onde conta com presença de pessoas de todas as cidades e estados vizinhos, bem com daqueles que moram na regiões: Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que deixam a data da referida festa para retornar a terra natal e visitar seus familiares. É do padroeiro São José, que ocorre no dia 19 de março com muitas atividades religiosas e grandes manifestações populares, que conta com a presença de fiéis de todas as cidades vizinhas. Apresenta trabalhos feitos a partir da palha de carnaúba, fabricação de bolsas, cestos, baús, chapéus, peças e objetos diversos. A Comarca de São José do Campestre abrange três municípios: São José do Campestre, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. Sendo de vara única, possui apenas um Juiz. É uma comarca de 1ª entrância. O município também é servido com serviços notariais e registros. Seu calendário turístico: Festa de Reis - 5 e 6 de Janeiro; Festa do Padroeiro São José - 19 de Março. Cavalgada de São José - 2° sábado de Março (dentro da Festa do Padroeiro) e o aniversário da cidade - 23 de Dezembro.

Nenhum comentário: