quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Escolha de nossos vereadores: pela capacidade ou pelo poder aquisitivo?

Nossos vereadores tem a responsabilidade de nos representar pelos próximos 4 anos, por isso a importância de escolher nossos representantes através do voto consciente, devemos analisar o currículo, o perfil, a conduta, o trabalho prestado na sociedade, além dos princípios e dos valores dos candidatos, são essenciais para uma boa atuação no legislativo.

As eleições municipais deste ano comprovaram o que todos nós já sabemos, infelizmente para escolher os nossos vereadores não precisa observar a capacidade do candidato, é preciso que o candidato tenha um alto poder aquisitivo para determinar quem nos representarar pelos próximos 4 anos, são vários os candidatos que tem todos os requisitos para ser um bom legislador, porém,  sociedade não aceita, sabem por que? Porque não tem um alto poder aquisitivo para suprir suas necessidades pessoais.

Fiz uma campanha honesta e transparente, elaboramos projetos e em três meses de caminhada, casa a casa pela cidade e pelos distritos, apresentamos nossas propostas, utilizei das redes sociais para mostrar uma série de vídeos, mostrando nossa realidade, reivindicando o melhor para Touros.

Fui muito criticado pelos vídeos que fiz, cidadãos que se dizem politizados e formados invertendo os valores, distorcendo as atribuições de um vereador, alegando que mostrar a realidade não é papel de um candidato a vereador.  Sabem por que? Porque é um cidadão alienado e preso a um candidato a vereador reeleito, que não me representa e nem tão pouco representa a nossa sociedade. Afinal, qual o papel de um vereador? Não seria fiscalizar, criar e aprovar projetos de lei?

A sociedade reclama três anos e meio dos políticos, no ano da eleição municipal, eles tem a oportunidade de substituir os velhos pelos novos, porém, nas vésperas da eleição, é notório o quanto uma parcela da sociedade é corrupta. Eu particularmente recebi muitas ligações, mensagens de whats e visitas em minha casa, com pedidos dos mais variados possíveis, como: cimento, tijolo, telha, exames, equipamentos eletrônicos (notebook), etc.

O pior de todos, foi quando recebi um ligação de uma aluna de pedagogia me pedindo R$ 600,00 reais por 6 votos e ainda  me disse que sua família vendia votos, que só votava por dinheiro.

Até familiares, cristãos e amigos mentiram e me tentaram me vender o voto, pensei que os políticos eram corruptos, na verdade as pessoas que são, isso foi visto um dia antes da eleição, muitos nas portas, esperando quem daria mais, como se fosse um leilão, uma triste realidade.

Um dia após o pleito, as máscaras começaram a cair, foi visto nas redes sociais eleitores que afirmaram com toda propriedade que votavam comigo, comemorando a vitória de seus vereadores (de fato) e outros chegaram no meu comércio  totalmente desconfiados.

Em quatro campanhas para vereador que participei, não sei se tenho mais estômago para mais uma. O bom da eleição é que através dela é possível descobrir quem é quem, as pessoas correm para os seus próprios interesses, na verdade as pessoas gostam da minha utilidade e não da minha pessoa.

O que me restou foi o aprendizado.

João Nelo da Lan House

Nenhum comentário: