quinta-feira, 11 de junho de 2020

História da Irmã Aloísia Gerhardinger e seu legado em Touros


Irmã Aloísia Gerhardinger, alemã de Baviera, nasceu em 6 de janeiro de 1918, entrou na Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, no ano de 1935, em Gaissau, Áustria.

Iniciou a sua vida religiosa em 1938, e veio para o Brasil, em Touros exerceu várias atividades.  Além de administradora, tinhas outras habilidades como farmacêutica e laboratorista. Aloísia (Daniela) Gerhardinger, faleceu em 20 de novembro de 2010. 

Uma grande missionária, que deixou por onde passou a marca do seu trabalho, inclusive na Paróquia de Touros, onde fez um papel administrativo que, muitos administradores públicos não faria, e não faz.

A irmã Aloísia Gerhardinger foi uma grande mulher, cristã e missionária que, foi a Irmã Aloísia Gerhardinger (in memoriam). Uma freira, de nacionalidade alemã que, ao chegar em Touros no final da década de 70, contribuiu bastante para o desenvolvimento do município, sendo uma verdadeira administradora, contribuindo com a gestão municipal da época.

Em Touros a Irmã Aloísia, ajudou muito a população tourense, fazia doações de roupas, responsável também pela reforma da paróquia, contribuiu com a construção de casas para pessoas humildes, construção do frigorífico, capelas, igrejas, realizou trabalhos sociais com labirinteiras, agricultores, pescadores, financiou muitos barcos de pesca, estudos para muitos filhos de famílias carentesentre outras ações.

Essa grande mulher e cristã, fez história em Touros, ficará guardada para sempre nas nossas memórias e sempre será lembrada pelas ações desenvolvidas ao longo do tempo, por seu amor para com o próximo e principalmente por seu grande coração.

Touros, se orgulha em ter ganhado essa grande mulher que ajudou a desenvolver o município e, sobretudo, esteve sempre presente na vida de muitas famílias, que até hoje têm um pouco da irmã Aloísia na sua história.

IRMÃ ALOÍSIA, SEU LEGADO SEMPRE SERÁ LEMBRADO!

Fonte: Dione Nascimento e Pedro Filho, com acréscimos.

Nenhum comentário: